Testes da Covid-19 pelo Dados do Bem começam segunda em SJB

Serão realizados 50 testes por dia, na sede e em Sabonete, e equipes que irão atuar na ação passaram por treinamento durante a semana

Foto: Divulgação

Começam a ser realizados na próxima segunda-feira, 13, os testes da Covid-19 agendados pelo aplicativo Dados do Bem, em São João da Barra. Os testes serão feitos na Sede do município, no Ciep Municipalizado Gladys Teixeira, e em Sabonete, na subprefeitura.

O exame poderá ser feito apenas por quem receber a mensagem por QR Code (código de barras enviado por celular). A seleção de pessoas para o teste é exclusivamente feita através do algoritmo do aplicativo.

Segundo a subsecretária de Saúde, Keth Miranda, serão feitos cinquenta testes diários na próxima semana em cada localidade.

“Os testes começam na segunda, das 13h às 17h. Ressalto que quem faz o agendamento é o Dados do Bem, assim como a marcação do horário e do local. É preciso baixar o aplicativo, responder o questionário e aguardar a seleção para fazer o teste”, ressaltou.

Durante a semana, as equipes que irão trabalhar nos dois pontos de realizações de testes passaram por treinamento.

“O treinamento foi para a equipe que vai trabalhar, que são os dentistas, atendentes, área administrativa e de serviços gerais. No total, são cinco pessoas por dia da equipe que estarão trabalhando, sendo que os dentistas serão por escala”, finalizou Keth.

Parceria – O aplicativo Dados do Bem já está liberado para os sanjoanenses preencherem as informações necessárias. A ferramenta – disponível para Android e IOS – permite a testagem da Covid-19 por amostragem de um percentual da população. Para ser selecionado, é preciso responder aos questionamentos referentes aos sintomas.

Em São João da Barra, a utilização é possível graças à parceria da Prefeitura com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu, que contribuiu com a iniciativa do Instituto D’Or, junto às empresas Equinor e SBM, por meio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis (IBP). Compõem o Comitê as empresas Porto do Açu, GNA, Açu Petróleo e Ferroport, instaladas no empreendimento portuário.

Fonte: Secom

Leia também: Aplicativo para testes de Covid-19 por amostragem já disponível à população de SJB

 

Comente