SJB participa do 1º Encontro para o Fortalecimento do Turismo Rural

Evento, realizado em Quissamã, teve participação de São João da Barra

Foto: Adilson Santos- Secom Quissamã

São João da Barra marcou presença no 1º Encontro para o Fortalecimento do Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro, realizado na quarta-feira, 14, em Quissamã. O evento foi primeiro presencial do setor na região e reuniu 14 municípios, quatro representações de Instâncias de Governança e três de Convention & Visitors Bureau.

As secretárias de Comunicação Social, Mônica Terra, de Meio Ambiente e Serviços Públicos e integrante do Conselho Municipal de Turismo de São João da Barra, Marcela Toledo, e o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Gustavo Perrout, representaram o município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, que integra o Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur), da Costa do Sol, abriu o encontro e reforçou a importância de manter a discussão de ações para o desenvolvimento do segmento.

“O interior do Rio tem muito a oferecer neste segmento e não podemos parar de investir no desenvolvimento do Turismo Rural. A hora é agora, e esse encontro tem como pauta a busca de diálogo entre os municípios, propostas e o fortalecimento das regiões para pleitear apoio do Estado”, reforçou o secretário.

A secretária Marcela Toledo contribuiu com o encontro reforçando a necessidade de incluir nas discussões sobre Turismo Rural a pasta da Agricultura e órgãos ligados aos produtores rurais, que são parte fundamental do processo de estruturação dessa atividade.

“Não dá para falar de Turismo Rural sem falar com os produtores, sem entender como eles vão participar desse processo, sem entender suas carências e potencialidades. Eles são os atores principais para o desenvolvimento dessa atividade”, ponderou a secretária.

Durante o evento foi elaborado um documento, assinado pelas representações dos municípios, que será enviado ao Governo do Estado com as reivindicações relacionadas ao setor.

Dentre elas, fornecimento de subsídios para qualificação da mão de obra dos atores locais, realização periódica e itinerante deste encontro com a presença de órgãos oficiais do Estado. Também, a criação de um evento anual de Turismo Rural na cidade do Rio de Janeiro e a que a Secretaria de Estado de Turismo e  TurisRio incluam o Turismo Rural nos eventos que participam.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega, reforçou a necessidade de união entre as regiões turísticas. “É o momento de unir força para que a região metropolitana nos enxergue de outra forma. Tudo que fizermos no interior que tiver o fluxo dessa região vai gerar marketing para o interior”, salientou

 

Comente