Foto: Parahybano

Mais uma edição do Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiro Militar (DBM-3/5), é iniciada em São João da Barra. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Comandante da Unidade, o Tenente Alex Barcellos, onde contou com a presença dos pais e responsáveis pelas 100 crianças e adolescentes e também da gerente de projetos do Sesc Rio de Janeiro, Gisele, unidade Campos dos Goytacazes, além de autoridades militares e civis.

Participam do projeto um total de 100 crianças divididas em três turmas, com propostas adequadas a cada faixa etária: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Educação Ambiental, exercícios físicos, recreação, cidadania e noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros, estão entre atividades que serão desenvolvidas como noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros ajudarão no trabalho preventivo para que não ocorra afogamento.

Foto: Parahybano

O tenente, Alex Barcellos, destacou da importância das atividades do projeto.

– Iremos abordar assuntos relacionados a correntes marítimas; rosa dos ventos; perigos da vala (corrente de retorno); tábua de maré; fases da lua; ressaca; socorro; grau de afogamento; como sair de uma situação de risco no mar; como acionar corretamente os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), e 192 (ambulância), e algumas novidades como as atividades pré-agendadas -, concluiu.

Projeto Botinho

O projeto Botinho acontece desde 1963, no período de férias escolares. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. Os jovens e crianças recebem noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos.

As atividades são gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes.

Leia também: Inscrições abertas para o Projeto Botinho em SJB

Foto: Parahybano