Objetivo do Procon é promover compra consciente, segura e sem transtornos para os consumidores sanjoanenses

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O Procon de São João da Barra está orientando os consumidores a realizarem compra consciente, segura e sem transtornos  na Black Friday 2020, dia 27 de novembro. Essa é uma data importante para o comércio e o crescimento da economia, neste momento de pandemia, quando os consumidores são motivados à compra pela publicidade de grandes descontos oferecidos em lojas físicas ou pelo e-commerce (lojas virtuais).

– O primeiro passo é pesquisar os preços anunciados que podem estar ‘maquiados’, ou seja, quando o fornecedor aumenta o valor do produto com antecedência visando assim simular um grande desconto – alertou o coordenador do Procon, Leandro Ferreira, explicando que o consumidor deve ficar atento para evitar publicidade enganosa, fraudes e golpes que são intensificados principalmente nesta data, além de observarem os procedimentos de garantia, troca, entrega e segurança do site.

“Neste período é comum o consumidor adquirir algum item por impulso e depois querer trocar. Por isso é importante ficar de olho na política de troca da loja e ter certeza do que está comprando, para depois não se arrepender”, completou Leandro, detalhando que, nesse caso, algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos comprados na Black Friday, o que é permitido, desde que a informação esteja clara para consumidor.

Já nas compras realizadas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento. O consumidor ao exercer esse direito deve receber de volta todos os valores eventualmente pagos, corrigidos monetariamente, inclusive, os valores relativos ao frete devem ser restituídos. Neste caso, o consumidor tem até 7 dias a contar da data do recebimento ou da entrega do produto ou serviço para se arrepender.

O Procon RJ lançou no final de outubro a Cartilha de Orientações para a Black Friday através do link aqui. Esta cartilha contém inúmeras orientações para o consumidor realizar uma compra satisfatória.

Caso não haja o cumprimento da oferta, o atendimento presencial no Procon de São João da Barra é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua do Rosário, Nº 299, Centro. O órgão ainda conta com os números de telefone: (22) 2741-8297 ou 2741-8312 e o e-mail: [email protected].

Fonte: Secom