Peça do RJ vence Festival de Esquetes em SJB

Peça “Lia” foi a vencedora do evento, que aconteceu no final de semana, no Cine Teatro

Foto: Gil Miranda

A peça “Lia”, da Liarte Produções Artísticas, do Rio de Janeiro, foi a vencedora do 5° Festival de Esquetes de São João da Barra. A apresentação recebeu quatro prêmios e superou as outras onze esquetes que se apresentaram no último fim de semana, no Cine Teatro São João. O Festival faz parte da programação da 10ª edição do Festival de Inverno, que entra na última semana com várias atrações.

Além do prêmio de melhor esquete do Festival, “Lia” ainda conquistou as categorias de melhor figurino, cenário e também melhor ator, que foi o Hugo Andrade.

“Esta peça eu escrevo há dois anos. Ela é baseada numa história real. Há um mês eu fiz a última temporada. Sempre peço uma salva de palmas para a pessoa que me inspirou nesse projeto. Uma moça de 43 anos. Ela faleceu tem dois meses. Esse texto foi escrito para ela, conta a vida dela”, ressaltou Hugo.

A esquete “O corpo dela”, do Grupo Por Nós, do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar e também foi premiada com a melhor direção, de Viviane Dias. Pelo voto popular, a melhor peça foi “O cego e o paralítico”, do grupo 2 de Paus e uma Dama de Ouro, também do Rio de Janeiro. O prêmio especial do júri foi para “A câmera te ama”, do Grupo Duas Mulheres, de Campos. O melhor texto foi de “Lembra-te de que sou Medeia”, Coletivo Somos, também do Rio de Janeiro. E a melhor atriz foi Thamires Costa Coelho, da peça “São os tempos modernos”, do grupo Jogo de Damas, do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destacou a importância social do Festival de Esquetes.

“Quero parabenizar todos os participantes. Particularmente, saio daqui muito satisfeito com o que presenciei. A arte cumpre o seu papel de fazer uma crítica social, apresentar a diversidade, de mexer com abstrato e subjetivo. Tirar a gente do lugar comum e de fazer pensar em certas coisas do cotidiano. É muito bom quando o poder público e a sociedade civil se unem e chamam as pessoas para eventos deste nível. Parabéns à prefeita Carla por ser uma incentivadora da cultura” disse.

Durante o Festival de Esquetes teve apresentação da peça Desmonte, texto de Silvano Motta e direção de Ana Pavão. A cena foi interpretada pelo ator Chrisson Monteiro.

O Festival de Inverno prossegue segunda-feira, 29, às 17h, com a exibição do filme “Homem-aranha no aranhaverso”,  e às 20h, com “Capitã Marvel”. Terça-feira, 30, às 14h, cinema, oficinas artísticas e minicursos; e na quarta-feira, 31, às 14h, oficina de desenho com Fernando Codeço, no Centro Cultural Narcisa Amália e, às 20h, na Casa de Câmara e Cadeia, Concurso de Fotografia – Prêmio João Batista Rocha e exposições “Olhares para São João da Barra” e “Extinto Corredor Cultural”.

Fonte: Secom – SJB

Foto: Divulgação

 

Comente