Ave passará por período de reabilitação para ser devolvida à natureza 

Foto: Divulgação

O Grupamento Ambiental Municipal (GAM) de São João da Barra realizou a captura, no domingo, 5, de um Araçari-de-bico-branco. A ave se encontrava no quintal de uma residência na Estrada do Imbaíba, em Atafona, e a ação foi realizada após o proprietário entrar em contato via telefone com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que de imediato acionou a equipe em patrulhamento de rotina na orla de Grussaí.

A ave silvestre, mais comum na região amazônica, ficou acautelada no Espaço da Ciência Maria de Loudes Coelho Anunciação, em Atafona, e foi levada na manhã desta segunda-feira, 6, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Selvagens (Nefas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Após ser examinada pelo veterinário Henrique Nogueira,  foi constatado ser um pássaro juvenil, em bom estado de saúde porém um pouco desnutrido e com as asas cortadas, o que exigirá um período de seis a oito meses de recuperação para que seja devolvido à natureza.

De acordo com GCM Azevedo, que participou da operação de captura juntamente com os GCM’s M. Gomes e Alves, por estar com as asas cortadas, existe a possibilidade do animal ter sido mantido em cativeiro. Segundo ele, o proprietário do imóvel relatou que a ave chegou ao seu quintal com voos baixos.

O GAM integra a Guarda Civil Municipal, entidade ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Foi criado em 2017 após curso de Capacitação e Formação e atua no monitoramento da orla marítima de tartarugas marinhas, captura de animais silvestres e outras ações relacionadas à preservação do meio ambiente. A sede do GAM é no Espaço da Ciência e o órgão atende pelos números 153, (22) 2741-1190 e Whatsapp (22) 99615-3153.

Fonte: Secom