Festejos de Nossa Senhora de Fátima acontece nesta semana em SJB

3568395134bcc7613d272a5.28891592

Foto: Divulgação

Há 23 anos é comemorado a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no bairro que leva o nome da santa, em São João da Barra. A programação inicia-se nesta quarta-feira, 13, com alvorada às 5h com saída da entrada da localidade e prosseguindo até o dia 17 de maio.

Dentro da programação religiosa acontece também nesta quarta-feira, 13, a procissão às 18h e logo após a Santa Missa. Já na programação recreativa, na sexta-feira, 15, terá show de forró às 22h, no sábado, 16, Samba Point e encerrando a programação no domingo, 17, a partir das 22h com Xandão do Forró e Muleques do Forró.

De acordo com o festeiro Carlos Eduardo Gonçalves Hernes, a festa é realizada pela comunidade que sempre está presente contribuindo para o sucesso dos festejos.

– Contamos sempre com a colaboração e apoio de todos que estão sempre dispostos a ajudar e participar dos festejos. Cada colaboração é sempre bem vinda, fazendo com que a cada ano a festa continue em homenagem a padroeira do nosso bairro-, destacou.

História de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes – dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima” – pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima em Aparecida

No dia 17 de maio de 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou ao Santuário Nacional, levada em procissão luminosa desde a Basílica Velha. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu a Celebração Eucarística de entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Concelebraram o Bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli; o Bispo de Leiria Fátima, Dom Antônio Augusto dos Santos Marto; o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Manoel Pedrosa Cabecinhas e o então Reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio da Silva.

Após a celebração, foi rezado um terço em coligação via Satélite com a Praça do Santuário de Fátima, com a participação da comitiva vinda de Portugal, os cantores Sérgio Reis, Joana, Fafá de Belém e a apresentadora Ana Maria Braga.

No domingo, dia 18, o Bispo de Leiria – Fátima, Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, presidiu a celebração Eucarística no Santuário Nacional. Ao final da missa, todos acompanharam o andor de Nossa Senhora de Fátima até o Monumento a ela dedicado, no Jardim Norte, onde a imagem permanece para a veneração dos fiéis. Foi realizado o rito de bênção da Imagem e do monumento.

 

Comente