Doação de sangue para paciente com Covid-19 em SJB

Foto: Divulgação

Uma das oito pacientes internadas no Hospital Campanha Covid-19, a moradora de Grussaí, Kátia Rodrigues Ribeiro, de 63 anos, está precisando de doação de sangue com urgência. Segundo informações de sua filha Cynthia Gomes, o caso da mãe é considerado gravíssimo.

Kátia enfrenta uma anemia severa (uma diminuição do volume de glóbulos vermelhos no seu sangue. Os glóbulos vermelhos e a hemoglobina são responsáveis pelo transporte de oxigênio no seu sangue), o que agrava o quadro de saúde.

Quem pode doar

De acordo com informações do Hemocentro, pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto.

Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue, ainda segundo o Hemocentro, deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, em Campos dos Goytacazes, e fornece bolsas de sangue para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares em 14 municípios.

Foto: Divulgação

2 Comentários

  1. Oi quero doar

    Reply
  2. Pede para divulgar um número de telefone.

    Reply

Comente