Campos entra na fase amarela e libera templos religiosos e comércio de rua

Neste nível comércio de rua fica liberado e todos os estabelecimentos comerciais terão de controlar a entrada e saída dos consumidores, além de seguir regras de higienização

Foto: Divulgação

Em isolamento devido a covid-19, o Prefeito Rafael Diniz informou neste sábado (27) que até a próxima terça (30), Campos permanece na fase laranja do plano de retomada das atividades econômicas e sociais, o “Campos Daqui Para Frente”. No entanto, a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, o município entra na fase amarela.

No nível amarelo, o comércio de rua fica liberado, inclusive no Centro e todos os estabelecimentos comerciais terão de controlar a entrada e saída dos consumidores, além de seguir regras de higienização.

De acordo com o Prefeito, as medidas contra a Covid estão surtindo efeito.

– Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de casos de pessoas recuperadas em Campos foi maior que o número de casos ativos. Fechamos na sexta-feira com 602 recuperados e 544 ativos.

Diniz destacou que devido às medidas adotadas, e de acordo com modelo matemático/estatístico, na próxima quarta-feira, 1º de julho, Campos entrará no Nível 3, fase amarela, que indica atenção máxima.

– O momento ainda é extremamente delicado e não quer dizer que podemos relaxar as medidas de proteção. Toda a população precisa continuar seguindo as regras de isolamento. Se o número de casos de Covid tiver um aumento muito grande nós poderemos não apenas retornar à fase laranja, afirmou.

Estão liberados: salões de beleza e estética, barbeiros, cabeleireiros e manicures. Lojas de automóveis e concessionárias também voltam a funcionar.

Além disso, igrejas e templos religiosos ficam autorizados a funcionar com limite de 30% da capacidade e distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

O prefeito também informou que shoppings estão passando por adaptações para que sejam incluídos na fase amarela, mas ainda não está permitida a reabertura.

Testagem em massa

Nos últimos dias o município deu início a testes em massa. Nesta semana, começaram a ser feitos testes em idosos e teve inicio a realização de exames em comerciários. Os testes estão sendo agendados e acontecem na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além deste grupo, mais uma categoria profissional foi inserida na testagem em massa proposta pelo prefeito Rafael Diniz.

A partir da ultima sexta-feira (26), os trabalhadores da limpeza pública – garis e coletores de material reciclável – também passaram a ser submetidos ao teste rápido para Covid 19.

Os testes também estão sendo agendados testes para profissionais de saúde e a população em geral através do aplicativo Dados do Bem.

Nesta semana, os testes aconteceram no 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Campos. Além dos bombeiros também são testados policiais civis através do Instituto Médico Legal. Já a Polícia Militar iniciará os testes nos próximos dias e a Guarda Municipal deve começar na próxima semana. Equipe da Superintendência de Seguranca Pública já foi testada.

Fonte: Ascom

 

Comente