Veja qual área está imprópria para banho em SJB

Análise semanal do Inea indica pontos próprios e impróprios ao banho

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de São João da Barra, chama atenção dos banhistas que procuram o litoral do município quanto à balneabilidade em 11 pontos, com base em boletim semanal do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O último resultado de análise foi divulgado em 6 de janeiro. Está impróprio banho: em frente à Lagoa de Grussaí, na área da Passarela e da Ponte, também na Lagoa de Grussaí. A margem direita na Foz do Rio Paraíba do Sul, antigo Pontal, é outro local que continua com águas impróprias para o banho.

Na água do Rio, segundo a análise do Inea, continua sendo constatado altos índices de Coliformes Termotolerantes. Após o fechamento da Foz, no final de outubro do ano passado, o local passou a ser frequentado por muitos banhistas. Então, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos solicitou ao Inea análise regular sobre a qualidade da água, visando segurança e bem-estar de moradores e visitantes.

Ainda de acordo com o boletim, a balneabilidade está própria em frente à Rua da ponte da Lagoa de Grussaí, em frente à Rua do Sesc-Grussaí, em frente ao Sítio Chapéu do Sol da Vovó, em Chapéu do Sol. Em Atafona, é bom aproveitar o banho em frente ao número 560, em frente ao Espaço da Ciência e em frente à antiga caixa d´água da Cedae. Na Lagoa de Grussaí, o banho está próprio próximo à barra.

— Com base nos resultados, é necessário alertar a população e, assim, estamos fazendo. Vamos continuar monitorando, principalmente, neste período de alta temporada. O Inea continuará realizando o monitoramento da balneabilidade da água, cujo resultado pode ser acessado por qualquer pessoa no site oficial do Instituto (http://www.inea.rj.gov.br) — explica a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

 

Comente