Veja programação da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Atafona

Festa tem programação religiosa e recreativa e acontece de quinta-feira até domingo

Foto: Ralph Braz

Uma devoção com raízes fincadas no submerso Pontal de Atafona terá mais um ano de demonstrações de fé na praia do 2º distrito de São João da Barra. Entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro a localidade da Baixada celebra a padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes. Terços, ladainha, missas e procissões marcam os dias festivos, que também contam com uma programação recreativa, com shows de sexta (31) a domingo (2). O evento é organizado por uma comissão de devotos, com apoio da Prefeitura de São João da Barra, comunidade e comércio locais. Na pequena capela construída de frente para o mar — anos depois de a força das ondas levar a primeira, que ficava de costas para o oceano — a imagem da padroeira, no centro do altar, é a mesma que ficava na igrejinha do Pontal.

As celebrações religiosas começam nesta quinta-feira (30). Às 18h, a comunidade católica se reúne para a Ladainha de Nossa Senhora, seguida do Santo Terço. Já às 19h, tem Celebração da Palavra. Os eventos se repetem, nos mesmos horários, na sexta-feira. Já no sábado (1), uma homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes será feita no Pontal de Atafona. A imagem da padroeira dos pescadores será levada às 16h para o Píer do Pescador. De lá, na escuna Rio Sol, será levada, com orações, pelas águas do Paraíba do Sul até o que restou do antigo Pontal. A imagem da padroeira retorna para capela às 18h, quando o pároco da cidade, padre Jorge Guimarães, celebra a primeira missa campal da festa.

No dia 2 de fevereiro, domingo, quando os católicos celebram Nossa Senhora dos Navegantes, as atividades religiosas começam bem cedo, com alvorada festiva às 6h. Mais tarde, às 17h, será celebrada Missa Solene, também campal, em ação de graças pelo dia festivo. Logo depois, às 18h30, a tradicional procissão da padroeira dos pescadores vai percorrer as principais ruas da praia de Atafona, acompanhada do povo devoto. O retorno à capela está previsto para as 20h, quando a comunidade vai realizar a cerimônia de coroação de Nossa Senhora, encerrando as atividades religiosas da festa.

— São demonstrações de fé, gratidão pela intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas. Temos certeza da sua presença em nossas vidas, intercedendo a Deus por nós em todos os momentos. Nos esforçamos, contamos com apoio da Prefeitura, de toda comunidade, mas ainda é muito pouco perto do que é a intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas, sobretudo nos momentos que mais precisamos do seu amparo — afirmou Afonso Meireles, pescador e um dos integrantes da comissão de festa.

Programação recreativa — Os dias de festa também contam com atividades para entreter a criançada, além de shows para animar o evento. Na sexta-feira, a partir das 21h, quem sobe ao palco é o cantor Tonny Castello e, na sequência, às 23h, o som fica por conta de Odilei do Forró. No sábado, às 22h, quem faz o show é o grupo Boa Boa. Ainda no sábado, às 23h30, será a vez do cantor Anderson Santos subir ao palco. No domingo, às 22h, tem a Banda FX, com a já tradicional apresentação das pratas da casa, oriundos do antigo Pontal, Fabrício Pereira e Ariana Nunes encerrando a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Comente