Assista aos vídeos (AQUI)

Foto: Divulgação

São João da Barra iniciou, na tarde desta terça-feira, 19, a vacinação contra a Covid-19. Após o ato de aplicação das primeiras doses, no idoso Oscar Gás, 92 anos, no Retiro São João Batista, e na enfermeira Rita de Cássia Gesteira, 53 anos e há 28 na profissão, no Hospital de Campanha Covid-19, o trabalho prosseguiu tendo como público-alvo os assistidos do retiro.

O primeiro lote de 1.400 vacinas Coronavac chegou a São João da Barra ainda na manhã desta terça-feira. Ao desembarcar no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes, foi recebido por representantes das secretarias municipais de Saúde e de Segurança Pública, seguindo de imediato para o município e ficando conservado em câmaras de refrigeração na Central de Armazenamento da Policlínica.

Foto: Divulgação

Serão priorizados, nessa primeira etapa, profissionais da área de saúde, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, e idosos institucionalizados (retiros/asilos e abrigos). No dia anterior – segunda-feira, 18 – já havia chegado o carregamento com 11.400 unidades de agulhas e seringas para compor o esquema de imunização.

A prefeita Carla Machado, que acompanhou a aplicação das primeiras doses, ressaltou a importância do momento. “Estamos vivendo essa realidade de esperança, que é o acesso à vacina. Ela chega em um momento em que estamos travando essa batalha contra o vírus e já vínhamos nos preparando, inclusive com a aquisição de oito câmaras para conservação de imunobiológicos. Mas é importante frisar que precisaremos de um número de doses bem maior para imunizar toda nossa população e, enquanto isso, é fundamental continuarmos com as medidas de segurança, cuidando do nosso próximo e de nós mesmos com amor e responsabilidade”, disse.

São João da Barra, ainda de acordo com a prefeita, vem procurado sempre dar uma resposta ao avanço do vírus, pois o município foi o primeiro da região a disponibilizar um Hospital de Campanha e um Centro de Reabilitação das vítimas, além de várias medidas, por meio de decretos municipais, na tentativa de conter a pandemia.

Fonte: Secom