Assista ao vídeo (AQUI)

Foto: Parahybano

Cerca de 120 trabalhadores da empresa Brasil Port, Porto do Açu, realizaram uma assembleia geral extraordinária na manhã desta quinta-feira, na área de acesso a empresa conhecido como Casa das Dunas. A convocação foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Portuários e Avulsos de São João da Barra, Campos e São Francisco do Itabapoana.

De acordo com o sindicato, análise das propostas do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, informação do Interdito Probatório e assuntos gerais foram os temas debatidos nesta manhã.

Segundo a classe trabalhista, várias empresas que atuam no Porto do Açu estariam se recusando a realizar reposição salarial dos trabalhadores e também há diversas denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) dando conta de trabalhadores infectados com Covid-19, sem que as empresas adotem medidas de segurança e testarem dos funcionários.

Um trabalhador que preferiu não ter seu nome divulgado disse que, foram mais de 10 colaboradores diagnosticados com Covid-19 no último mês.

A assessoria da Prumo informou que, “A administração portuária do Porto do Açu confirma um ato pontual no acesso ao empreendimento, na manhã de hoje. O Porto do Açu é uma infraestrutura com diferentes empresas e o movimento é parcial, sem atingir o funcionamento geral do complexo”.

Primeiros casos de Covid-19 no Porto do Açu foram confirmados em maio

A Acciona, uma das 14 empresas prestando serviços ao Porto do Açu, informou que há dois casos confirmados de Covid-19 e outros dois em investigação entre os 310 profissionais da empresa do projeto GNA – LNG Terminal no Porto do Açu, obra em etapa final, próxima à desmobilização, e que está em operação em razão de seu enquadramento como atividade essencial.

Em nota, a assessoria informou que, com o objetivo de proteger ainda mais nossa equipe, os profissionais da Acciona no projeto estão sendo testados, de forma a isolar os possíveis focos do vírus, e os casos que apresentarem resultado positivo entrarão em quarentena e serão monitorados.

Leia também: Manifestação no Porto do Açu e anúncio de greve de trabalhadores