Tartaruga encontrada morta em praia de SJB

Foto: Leitor Parahybano

Mais uma tartaruga foi encontrada morta em São João da Barra. Desta vez, na praia de Grussaí, em Iquipari, nesta sábado, 03. A tartaruga é da espécie _Chelonia mydas _(tartaruga verde).

A animal com aproximadamente 12 kg, espécie tartaruga-verde, é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas.

Foto: Leitor Parahybano

O Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e do Espírito Santo, responsável pelo monitoramento, resgate, reabilitação, soltura e necropsia de animais marinhos foi acionado para recolher a tartaruga.

O Programa é executado pela empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente em contrato firmado com a Petrobras para atendimento à condicionante da licença ambiental emitida pelo Ibama,  abrangendo 750 km do litoral entre o Município de Conceição da Barra/ES até Saquarema/RJ.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Leia também: Tartaruga encontrada morta em Atafona

 

Comente