Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage) é uma ferramenta que permite o cadastro de currículos totalmente informativo

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Quatro estudantes do IFF desenvolveram um sistema inédito no país para aproximar, por meio de uma plataforma digital, trabalhadores em busca de uma vaga no mercado e empresas sediadas em São João da Barra. O Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage) é uma ferramenta com link disponível no site da Prefeitura e que permite o cadastro de currículos totalmente informativo, que pode ser acessado diretamente pelas empresas. A ideia começou a ser desenvolvida no ano passado, com o objetivo de melhorar o sistema que já era utilizado pelo Balcão de Oportunidades, órgão vinculado à superintendência de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. O novo sistema começou a funcionar no final de agosto e em setembro permitiu sete novas contratações.

O Sage tem a parceria da Gás Natural Açu (GNA), empresa que abraçou a ideia, apoiando o desenvolvimento do sistema, financiando o projeto e as bolsas dos alunos do campus avançado do IFF no município. A equipe é formada pelos estudantes João Marcos Azevedo e Saulo Terra, do curso de Eletrotécnica, Beatriz Costa, de Petróleo e Gás, e Lívia Novaes Ernesto, que cursa Construção Naval. “Quando vi a proposta no edital logo me interessei, porque vi uma oportunidade, além do aprendizado técnico, de contribuir para ajudarmos a mudar a realidade do desemprego, que é um problema nacional”, conta Saulo, um dos três bolsistas classificados no processo seletivo. Beatriz foi aprovada em quarto lugar, mas pediu para participar do projeto como voluntária.

O projeto de pesquisa e extensão é coordenado pelo diretor do campus, Valdeir Júlio, que tem formação em análise de sistemas. Três servidores do IFF atuam como tutores: Hudson de Andrade, Edson Ferreira e Maycon Ferreira Rocha. Eles orientam os alunos, que já têm feito até palestras para trabalhadores no Porto do Açu, por iniciativa da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Contrate). O Sage tem servido inclusive para fornecer estatísticas, a partir dos dados dos currículos cadastrados, para orientar políticas públicas. “Desenvolver o sistema foi e continua sendo um desafio muito positivo para nós, porque reafirma o papel do IFF- campus São João da Barra de estar integrado com as empresas, o município e a população”, diz Valdeir.

Pesquisa e extensão na universidade

O Balcão de Oportunidades foi criado em 2006, na primeira gestão da prefeita Carla Machado, chamado então de Balcão de Empregos. Os currículos eram entregues impressos pelos trabalhadores e encaminhados às empresas. Depois foi criado um sistema informatizado pelo servidor José Amaro Júnior, que hoje é gerente administrativo da superintendência de Trabalho e Renda. O Sage aperfeiçoou o processo e migrou todos os currículos do sistema antigo. Para o trabalhador o caminho continua sendo o mesmo: acessar o site da Prefeitura (sjb.rj.gov.br) e acessar o link do Balcão de Oportunidades. Mas agora qualquer empresa interessada pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento para pedir acesso à plataforma. Há também a possibilidade de acompanhar o interesse das empresas nos currículos e, com isso, identificar inclusive, em quais áreas há mais vagas, orientando os programas de qualificação profissional.

— O Sage nos fornece estatísticas, nos orienta sobre de que forma podemos atuar para avançar no desafio de ampliar o mercado de trabalho para os sanjoanenses — explica o superintendente de Trabalho e Renda, Felipe Estefan.

A prefeita Carla Machado destaca a importância da parceria envolvendo o IFF:

— Esta integração entre o poder público e as empresas envolvendo nossos jovens estudantes abre caminhos para avançarmos na conquista de oportunidades por meio do conhecimento, do retorno à comunidade com o trabalho de pesquisa e extensão — afirma.

Empresa acredita na inovação para a empregabilidade

A ideia do Sage surgiu de uma necessidade apontada pelas empresas que atuam no Porto do Açu de aperfeiçoamento do sistema de currículos oferecido pela Prefeitura. A GNA propôs a iniciativa e financiou o projeto, por meio de parceria com o IFF e a Prefeitura para desenvolver a plataforma.

— Para nós tem sido muito positiva a experiência de participar deste processo, de ajudar a desenvolver um sistema que não existe similar no país e que favorece a empregabilidade na região. Foram muitos desafios, porque não tínhamos referências e precisávamos atender a uma demanda com atores distintos, envolvendo empresa, poder público, a instituição de ensino e os candidatos. Mas o IFF topou, a Prefeitura topou e hoje estamos com uma versão já funcionando e que vem sendo aperfeiçoada — explica Neiber Leite, da equipe de Recursos Humanos da GNA e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, junto com Jenifer Silva, também da equipe de RH da GNA.