Auditório da Secretaria de Educação e Cultura sediará evento, dia 17 de julho, a partir das 9h

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de discutir a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas), a Prefeitura de São João da Barra realizará a XI Conferência Municipal de Assistência Social, segunda-feira, 17, das 9h às 17h, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, Avenida Rotary, na chegada da cidade.

“O intuito é reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade, trazendo os usuários para o centro do debate”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Falcão.

Os eixos temáticos foram debatidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e as propostas serão apresentadas para aprovação no dia da Conferência. “O Cras de Grussaí debaterá sobre a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; e o de Sabonete, Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas”, comentou Claudia.

O Cras de Atafona abordará acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.  Já o de Barcelos, a legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na programação haverá ainda, às 10h30, leitura do regimento interno e aprovação; às 11h, palestra sobre “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Patrick Muniz Ataliba; às 16h30, eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual.

Fonte: Secom – SJB