Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A XI Conferência Municipal de Assistência Social cumpriu o seu propósito e reuniu na segunda-feira, 17, governo, usuários e sociedade civil para definir as propostas que serão levadas à Conferência Estadual, em Outubro, na cidade de Niterói. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que farão esta representação.

Durante a manhã o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Ataliba, discursou sobre o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e elogiou o governo que, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, abriu espaço para a realização da conferência, oportunizando um diálogo amplo e aberto acerca das dificuldades que o município enfrenta.

“Esta é uma oportunidade que poucos municípios em nosso estado estão tendo. São João da Barra sai na frente quando convoca sua conferência e coloca usuários, trabalhadores, gestores e a sociedade civil, todos juntos, para dialogar sobre uma cidade melhor”, frisou Ataliba.

Cláudia Falcão, secretária de Assistência Social, disse que a Secretaria tem se empenhado para devolver a dignidade, e o que é de direito ao povo, e relembrou a gestão de Derly Machado à frente da pasta: “Houve um tempo que não faltava o primordial ao povo, havia o cartão cidadão, leite, fralda, órtese, prótese, enfim, os usuários tinham a garantia de seus direitos todo o final do mês. E tenho certeza que, com o nosso empenho, e o apoio da sociedade civil, iremos resgatar esses direitos”, pontua.

Entre as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, estão: garantia de capacitação permanente para os trabalhadores do SUAS, o que implica na formulação de uma política de qualificação continuada e permanente para profissionais e gestores; parceria com o Ministério das Cidades e Governo do Estado para construção de unidades habitacionais, assim como projeto de reforma de imóveis; criação de um mecanismo de transporte público que atenda, de fato, as necessidades da população municipal e intermunicipal, entre outros assuntos.

Os delegados eleitos da sociedade civil para participar da Conferência Estadual foram os titulares: João Filiphe Amaral (representante da Associação Cultural Recreativa Sonho, Amor e Fantasia), Fernanda Pires (Cooperativa Arte Peixe) e os suplentes, Prisca de Almeida (Paróquia São João Batista), e Jorge Pacheco Pessanha (Associação de Moradores do Nova Grussaí). Cristine Souza Santos e Tânia Scher representarão o governo municipal.

Em sua participação na Conferência Municipal, a prefeita Carla Machado reforçou o comprometimento com políticas públicas voltadas para a assistência social. “Os espaços de controle social (Conferências e Conselhos) são fóruns privilegiados para analisar, discutir, propor e deliberar em defesa da seguridade social e da política de assistência social. Estamos muito felizes por fazer acontecer este evento e dar voz à nossa população”, comentou a prefeita.

Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josimara Crispim; a subsecretária de Assistência, Magna Aquino; a coordenadora de Assistência, Júlia Diniz; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira; as coordenadoras do Cras da Sede, Barcelos, Grussaí e Sabonete; o secretário de Planejamento, Sávio Sabóia; o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, e o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza.

Fonte: Secom-SJB