Foto: Paulo Pinheiro

A prefeita Carla Machado (PP) participou no início da tarde desta sexta-feira, 21, de um programa apresentado pelo locutor Luiz Fernando, na rádio Grussaí FM, 87,9 FM e disse que irá fazer mudanças no estafe administrativo. A entrevista durou um pouco mais de duas horas.

Carla se apresentou lembrando dos mais de R$ 200 milhões de dívidas deixadas pelo ex-prefeito, José Amaro Martins de Souza e logo explanou sobre as conquistas adquiridas nos últimos dois anos de sua gestão como ônibus gratuito circulando em todo município e para universitários como também o retorno do cartão cidadão, obras como o Complexo Municipal, composto pelo primeiro Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea), com 1.964 metros quadrados de área construída; posto do Centro de Referência em Assistência Social(Creas), pavimentação asfáltica e extensão de rede elétrica, além de reforma na Creche Floriano Azeredo Siqueira e do posto Estratégia Saúde da Família (ESF).

– Quando entramos encontramos o Centro de Emergência praticamente fechado. Conseguimos manter no mês de janeiro a unidade funcionando. Passamos, de imediato, o atendimento para a Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, destacando a maternidade, cirurgias de baixa e média complexidade, além do restabelecimento das ambulâncias. Deixei dez ambulâncias quando saí da prefeitura e ao retornar só encontrei apenas uma. Toda frota estava sucateada. Três ônibus funcionavam, hoje estamos com 15. Nossas escolas, praças, postos de saúde estavam em situações precárias e hoje estão sendo reformadas. Em Grussaí, já conseguimos concluir uma creche. Precisamos melhorar ainda mais -, disse Carla.

Foto: Paulo Pinheiro

Minutos depois, Carla pediu para que o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, utilizasse do microfone para prestar esclarecimentos sobre a educação no município.

– Estamos avançando muito e nos próximos dias vamos ouvir a população sobre um estudo prévio para maior organização do retorno das bolsas universitárias. Hoje temos 700 beneficiários do transporte, entre universitários e técnicos, distribuídos em 10 ônibus que retornam para a cidade juntos. Vamos trabalhar para no mês de agosto ter novamente o investimento nos estudantes que querem se qualificar. No mês de julho vamos iniciar a reforma da Creche Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. São 12 escolas com obras concluídas e estamos trabalhando em mais 7. No segundo MEC, o 5º ano, ensino da Educação Básica, estamos com índice de 5.3, acima da meta estipulada pelo MEC e é a maior da história do município. No 2º segmento temos a média de 4.1, ainda buscando aumento. Queremos deixar um modelo de educação -, destacou Damasceno.

Leitores tiveram suas perguntas ouvidas e respondidas pela prefeita, Carla Machado que acrescentou dizendo que tem R$ 90 milhões em caixa e dívidas ainda estão sendo quitadas.

– Dívidas com os trabalhadores que prestaram serviços para a empresa Átrio na gestão de Neco ainda estão na justiça, mas estamos querendo pagar. Queremos e vamos também asfaltar ruas do município. Agradeço a todos os vereadores pelo empenho. Eu prometi abrir espaços de trabalho e é isso que estamos fazendo -, destacou Carla.

A ouvinte Adrina Braz perguntou sobre concurso público conforme prometido.

– Vamos fazer o concurso sim para fiscal, pois tivemos problemas na licitação e acabou indo para a justiça. A licitação deve ocorrer, no máximo em dois meses. Na nossa gestão já chamamos mais de 435 concursados. Muitos que ficaram na primeira colocação foram chamados pela gestão de Neco no último concurso feito. Nós estamos trabalhamos muito no sentido de aumentar nossa receita. Quero elogiar a cada um da minha equipe de trabalho. Todos são comprometidos com o que fazem e são úteis. Vamos fazer uma mudança no início do próximo mês. Ninguém precisa ficar intranquilo. Isso é uma coisa normal num governo! Sou conservadora nas minhas amizades e detesto perder amigo. Fiz uma escolha errada no passado e fez com que o município andasse para trás igual a caranguejo. Voltamos e conseguimos o equilíbrio financeiro na gestão. Temos força para trabalhar e hoje estou aqui. Tenho muita fé em Deus que a justiça será feita. Eu espero poder fazer feliz meu povo. Agradeço a cada um que participou conosco nessa tarde e aqueles que estão em casa nos ouvindo -, concluiu Carla.