Tradicional Desfile Fluvial no Circuito Junino de SJB

Evento de fé, beleza e tradição atraiu um grande público ao Cais do Imperador

Foto: Elder Amaral

A embarcação com o tema “Guerreiro Tricolor” ficou com o primeiro lugar no Desfile Fluvial do Padroeiro São João Batista, na tarde deste domingo, 23, no Circuito Junino. O pôr do sol, no Cais do Imperador, em São João da Barra,  foi o cenário perfeito e teve um colorido a mais. Mesmo com a competição, a fé saiu na frente, com grande público para o evento tradicional.

Ao som da banda União dos Operários, o barco vermelho e branco chegou na frente conduzindo a imagem do padroeiro do município, muito aplaudido. A prefeita Carla Machado também participou do Desfile Fluvial, que saiu de Atafona e subiu o rio Paraíba do Sul até o Cais, na sede.

– Considero grande honra participar desse evento tão tradicional, como essa homenagem a São João Batista, dentro do nosso Circuito Junino. Esse desfile é o tipo de tradição que se mantém e resiste porque a fé sempre está na frente. E é um espetáculo para quem participa e para quem assiste – disse a prefeita, que foi recebida na descida do barco pelo vice-prefeito, Alexandre Rosa, e por vereadores do município.

Foto: Elder Amaral

Esse ano quatro embarcações se inscreveram para participar do concurso. Além de troféus, a premiação variou de R$ 4.500 a R$ 1.000, valor destinado a quem ficou em quarto lugar. A embarcação “Guerreiro Tricolor” obteve 192 pontos e ganhou apertado do segundo lugar, a embarcação “Copa América do Brasil”, que ficou com 191 pontos. O terceiro lugar ficou para o tema ” Natureza Feliz”, com 161 pontos , que no lugar de luxo e beleza fez um manifesto de conscientização em relação à quantidade de lixo que chega ao mar. E, por último, em quarto ficou o tema “São João de Ouro”, com 157 pontos.

O coordenador de Cultura do município, Luiz Fabiano Machado, explica que o Desfile Fluvial é uma tradição que se renova, passando de pai para filho e fazendo parte dos festejos de São João Batista há gerações.

– Amo assistir esse desfile. É maravilhoso, não tenho preferência por embarcações, aprecio o conjunto do desfile e a honraria da chegada da imagem de São João Batista – finaliza a sanjoanense Rachel Gomes Batista, de 59 anos.

Fonte: Secom – SJB

Comente