mini-renatoAdministração Move o Mundo

Danilo Barreto

Sua ideia de negócio pode virar uma Startup

Foto: Danilo Barreto

Foto: Danilo Barreto

Alguns definem Startups como toda empresa em seu estado emergente, outros como qualquer empresa que consegue crescer com baixos custos, outros ainda entendem como empresas que disponibilizam produtos e serviço e possuem a internet como canal de distribuição, porém a definição que tem agrado especialistas e investidores vai além disso.

Você possui uma ideia inovadora e considera que essa ideia vale um investimento? Sua ideia de negócio pode se transformar numa Startup. A Startup é uma modalidade de negócios caracterizada por seu período de emergência, por ser um modelo de negócio escalável e repetível, além dese inserirem de forma instável.

Ser um modelo de negócio escalável significa ter suas receitas crescendo cada vez mais rápido e seus custos de forma mais lenta. O que possibilita a empresa a gerar cada vez mais lucro. Ser um negócio repetível é o mesmo que não possuir limites de entregas ou possuir uma grande capacidade de entrega do seu produto ou serviço sem muitas customizações ou alterações. Além disso, ter seu produto ou serviço sempre disponível, mesmo que não haja demanda, também é uma característicadesse modelo de negócio. Um grande exemplo de Startup aqui na região é a Me Passa aí, cujo fundador é o Prof. Luis Gustavo Borges. A Me Passa aí disponibiliza aulas online e ajuda milhares de estudantes em todo o Brasil em seus estudos.

As Startups como negócios inovadores se instalam sempre sobre uma forte dúvida em relação a sua sustentabilidade, o que não afasta investidores. Muito pelo contrário, em Janeiro de 2017, foi criado um fundo de investimento para Startups pelo fundador do site Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos. Dentre os 37 sócios, encontra-se o cofundador e chefe de tecnologia do Instagram, Mike Krieger. O fundo já investiu em cerca de quatro Startups brasileiras em apenas quatro meses de existência.

Todos os anos, em diversas cidades do mundo, atores locais como marqueteiros, gestores, desenvolvedores, designers e empreendedores se reúnem num final de semana para compartilhar ideias, formar times, criar produtos e lançar Startups. A primeira Startup Weekend da região Norte Fluminense acontecerá no segundo semestre de 2017 em Campos dos Goytacazes. Uma ótima oportunidade para quem possui ideias inovadoras arquivadas na mente. Como diria Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, “é melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada”.

daniloDanilo Barreto de Souza
Técnico em Administração de Empresas e estudante de Administração Pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

1 Comentário

  1. Muito bom.

    Reply

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *