Solenidade da Medalha Barão de São João da Barra

Honraria foi concedida à freira Cíntia de Azeredo Lobo, em solenidade nesta segunda-feira, na reabertura do Cine Teatro São João 

Foto: Paulo Pinheiro

Na noite de sua reabertura, nesta segunda-feira, 24 de junho, o Cine Teatro São João recebeu a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra, concedida pelo Executivo a quem se destaca na sociedade. A agraciada foi a freira Cíntia de Azevedo Lobo, diretora do Educandário Santa Cecília, que recebeu a comenda das mãos da prefeita Carla Machado.

A indicação de Irmã Cíntia foi feita pelo Conselho da Medalha do Mérito, baseada em seu trabalho religioso e engajamento pelas causas sociais e humanitárias, além do trabalho em prol da educação junto à instituição de ensino.

“Me sinto honrada em receber a Medalha do Mérito Barão de São João da Barra. Represento o Educandário Santa Cecília na ausência do padre José Eduardo e considero que ninguém faz nada sozinho. Essa homenagem, pessoal, vai para todos que desenvolvem o trabalho juntamente comigo. Meu agradecimento ao Conselho da Medalha e à prefeita Carla Machado e, em nome do Educandário, estou muito feliz em receber essa comenda”, disse a homenageada.

A Medalha do Mérito Barão de São foi instituída em 1987, na gestão do prefeito João Francisco de Almeida. Desde então, vem sendo concedida a personalidades do município.

– Hoje a homenageada é a Irmã Cíntia. Destaco sua atuação à frente do Educandário Santa Cecília, que tem grande relevância em nossa sociedade. Somos muito gratos pela parceria e pelo trabalho desenvolvido, colocando amor em todas as ações – destacou a prefeita, que entregou à Irmã Cíntia uma placa, destinada ao padre José Eduardo, que iniciou o trabalho no Educandário.

Foto: Paulo Pinheiro

Diversas autoridades municipais e regionais participaram da cerimônia  no Cine Teatro São João. Na ocasião, aconteceu, também, a outorga da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, concedida pela Câmara de Vereadores, e entrega de títulos de Cidadão Sanjoanense.

Cine Teatro São João  – Fundado em 1906, em estilo neoclássico, restaurado e entregue à população em 2006,  na primeira gestão da prefeita Carla Machado, o Cine Teatro São João é um dos patrimônios históricos, arquitetônicos e culturais de São João da Barra, sendo símbolo da resistência de grupos culturais do final do século XIX para o XX.

Durante  o período que ficou fechado nesse primeiro semestre, o Teatro recebeu reforço estrutural do mezanino, com substituição da viga principal, e nos pilares. A cobertura do anexo recebeu impermeabilização, eliminando a infiltração que afetava os sanitários; o prédio também recebeu nova pintura.

Cortinas, assentos das poltronas e carpetes receberam tratamento de ignificação, que faz com que os tecidos sejam mais resistentes ao fogo. Assim, em caso de incêndio, esses materiais não inflamam, garantindo segurança aos usuários do local.

Fonte: Secom – SJB

 

Comente