Sobe e fica acima do normal o nível do Rio Paraíba do Sul em SJB – Veja fotos

Quando o nível chega a 6 metros é considerado acima do normal e a Defesa Civil do município segue em estado de atenção 

Foto: Elder Amaral

Segue subindo gradativamente o nível do rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, devido ao transbordo dos afluentes – rios Pomba, Muriaé, Jaguari e Paraibuna e o subafluente Carangola – provocado pelas recentes chuvas. Segundo a Defesa Civil de São João da Barra às 14h desta terça-feira, 13, o nível do rio estava 6,29m. Já às 6h de ontem, 12, foi registrado 5,80m.

Apesar de estar variando um metro acima da normalidade, o trabalho de monitoramento direcionará o planejamento das possíveis ações emergenciais que causam preocupação com nível de 8 metros.

“Estamos em estado de atenção e seguiremos atuando no monitoramento para proporcionar tranquilidade à população”, disse o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, ressaltando que com 7 metros o órgão entra em estado de alerta e, com 8 metros, alerta máximo.

De acordo com essa medição atual, a população que reside próximo à margem do rio não corre risco de ficar desalojada. “Somente as partes baixas das ilhas se encontram alagadas, porém o rio continua dentro de sua calha e não sofreu transbordo, fato que possivelmente acontecerá se o nível chegar a uma cota de 8 metros” explicou Adriano.

No momento, reforça Adriano, não há motivos para população se preocupar. “A vantagem do município é a proximidade com a Foz em Atafona, Ilha do Pessanha e Gargaú, facilitando assim o escoamento e a vazão d´água”, finalizou.

A equipe conta com a colaboração da população para que em caso de alguma solicitação de ocorrência a Defesa Civil estará atendendo através dos telefones 199 ou 2741-8370.

De acordo com o site Climatempo, existe previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite para o próximo sábado, dia 17 de março com diminuição gradativa. A máxima chega a 36º e a mínima fica em 21º.

Leia também: Nível do rio Paraíba do Sul em SJB começa a subir – Veja fotos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *