Trabalho de recolhimento e varrição é feito em todo litoral

Foto: Divulgação

O lixo na orla costeira preocupa autoridades ambientais ao redor do planeta. Sensibilização é a palavra chave. Em São João da Barra, a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, destaca que a pasta vem fazendo intensivo trabalho para reduzir a quantidade de resíduos nas praias do município e com ações de sensibilização, através do Núcleo de Educação Ambiental.

A limpeza e manutenção do litoral sanjoanense ocorre a partir das 6h30, com o recolhimento de resíduos e varrição manual e mecânica.  “Nas praias, manilhas estão fixadas em áreas estratégicas  para o condicionamento dos resíduos Município”, disse a secretária.

A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos explica que a geração excessiva de resíduos na beira-mar compromete o equilíbrio dos ambientes naturais do planeta e a qualidade de vida dos seres que neles sobrevivem, principalmente porque organismos os confundem com alimentos, configurando agressão ambiental, e também como questão sanitária, que coloca em risco a saúde pública.

“Porém, não depende apenas do trabalho que é realizado pela administração pública, que vem sendo executado com rigor, mas a população que aproveita as belezas naturais deve ter a preocupação de ajudar a evitar a poluição e a contaminação dos mares e de todos os ecossistemas, já que faz parte de sua qualidade de vida”, frisou.

Foto: Divulgação

Já o casal de campistas Jéferson Santos e Taciana Régia, que estão inaugurando casa de veraneio este ano na praia de Chapéu de Sol, falou da satisfação de chegar à praia pela manhã e encontrar tudo limpo. “É gratificante chegar à praia e encontrar ela limpinha, sem lixo, e perceber essa preocupação do governo em zelar pela orla. A prefeitura está de parabéns”, completou Jéferson.

A equipe responsável pela manutenção da orla costeira em São João da Barra, de acordo com Joice, é orientada para que o trabalho não coloque em risco os ninhos de tartarugas marinhas que estão em áreas específicas devidamente demarcadas, e que veículos oficiais, a trabalho, são autorizados a trafegarem na orla.

Fonte: Secom – SJB