Foto: Divulgação/Secom-SJB

A Secretaria de Fazenda de São João da Barra implantou, no início de maio, o serviço de call Center para alertar os contribuintes sobre parcelas negociadas em atraso com mais de trinta dias. A iniciativa evitará o cancelamento do acordo e a reinclusão do nome na dívida ativa do município, com seus efeitos legais.

“Com 15 dias em funcionamento o serviço alcançou 95% de adesão dos contribuintes que receberam por email os boletos com os valores atualizados, evitando o transtorno de se dirigir até a sede da Prefeitura para resolver essas questões”, disse o secretário de Fazenda, Allan Barcellos, ressaltando que o call center é mais uma alternativa da Prefeitura na busca pelo aumento de receitas.

Após análise de relatos dos contribuintes, a maior causa de inadimplência é o esquecimento, uma vez que os boletos para o próximo exercício só serão gerados após o reajuste da Ufisan, que acontece todo fim do mês de dezembro.

“O contribuinte só consegue retirar os boletos das parcelas restantes a partir do mês de janeiro do ano seguinte e, na maioria das vezes, ele se esquece de retornar para retirá-los”, explicou o secretário, acrescentando que, apesar da obrigação legal ser do próprio contribuinte, a Secretaria de Fazenda já estuda uma maneira de enviá-los por email, trazendo assim  maior facilidade, comodidade e evitando o esquecimento.

– Porém os contribuintes que não possuem email terão que comparecer ao Setor Tributário todo início de janeiro para a retirada dos boletos restantes – finalizou Allan.

Fonte: Secom-SJB