Sanjoanenses precisam de doações de sangue com urgência

Foto: Divulgação

Dois sanjoanenses estão precisando de doações de sangue com urgência. Um foi diagnosticado com hemorragia digestiva por conta de uma úlcera e também está com anemia e o outro está aguardando cirurgia após sofrer um acidente no Centro de São João da Barra.

Marcos José Novaes Franco está internado na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, onde aguarda doações para melhorar seu quadro de saúde. Já Jorge Vinícius Cavalcante Barreto, de 24 anos, ficou ferido em uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta por volta das 21h do último dia 06 de junho, próximo ao Retiro São João Batista, em São João da Barra.

O Hemocentro Regional de Campos localizado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 07 às 18h.

Os doadores que estiveram em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto emitido pelo órgão oficial, são algumas das exigências para se tornar um doador de sangue. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada.

É importante identificar para quem será a doação de sangue. Neste caso, serão para os sanjoanenses Marcos José Naves Franco e Jorge Vinícius Cavalcante Barreto.

Já para quem poder doar plaquetas, a assessoria do hospital informa que à doação de plaquetas por aférese, um procedimento que já vem sendo realizado pelo Hemocentro desde 2007.

Para doar plaquetas por aférese, a pessoa deve antes ter avaliadas suas condições físicas, atendendo aos requisitos necessários para este tipo de doação. Isso é feito no próprio hemocentro. Basta vir ao Banco de Sangue do HFM em qualquer dia da semana, das 7 às 14h, e manifestar a intenção deste tipo de doação.

Condições para ser doador de plaquetas por aférese:

– Somente homens podem doar plaquetas por aférese.
– O interessado já deve ser doador de sangue (com duas doações de sangue por ano, no mínimo).
– Deve pesar, no mínimo, 70 kg.
– Ter entre 18 e 60 anos.
– Passar por avaliação de suas condições de doador por aférese.

Leia também: Homem ferido em acidente em SJB

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *