Daniel Rosário obteve primeiro lugar na regional da Olimpíada do Conhecimento da Firjan/Senai

Foto: Divulgação

Em menos de um ano, a parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, Gás Natural Açu (GNA) e Sistema Firjan/Senai começa a frutificar dentro do Programa de Qualificação Profissional. Até o momento, já foram criadas 18 turmas, somando 246 formados e a GNA contratou mais de 100 pessoas. As primeiras inscrições ocorreram em outubro de 2018.

No caminho percorrido, uma personagem chama a atenção: Daniel Rosário, 20 anos, conquistou o primeiro lugar na regional da Olimpíada do Conhecimento da Firjan/Senai e, agora, segue para disputar a etapa estadual, que será de 15 a 19 de julho, podendo chegar à seletiva nacional e até ao mundial, que acontece em Kazan, na Rússia. E a torcida é grande, por parte da administração municipal.

Morador do Açu, Daniel Rosário é ex-aluno da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. No momento está no curso de Eletricista de Força e Controle, do Programa de Qualificação da GNA. Para essa etapa da Olimpíada, ele conta que tem dedicado todo seu tempo aos treinamentos realizados por dois professores do Senai, em Campos dos Goytacazes.

“Estou, junto com meus dois professores, empenhado para sair vencedor em mais essa etapa”, diz ele. Quanto aos sonhos para o futuro, como todo jovem, Daniel quer começar a trabalhar, mas,  pontua, que no momento o foco é participar da etapa nacional e conseguir vaga para  a WorldSkills Competition, a maior olimpíada de profissões técnicas do mundo.

A prefeita Carla Machado é grande incentivadora do Programa de Qualificação. A preocupação maior é preparar moradores de São João da Barra para ocupar vagas nos investimentos que estão chegando ao município. Segundo ela, dignidade vem do trabalho. “A participação no curso não garante vaga, mas é o começo para que as portas sejam abertas, como está acontecendo com o jovem Daniel. Só temos que desejar boa sorte e ficar na torcida pelos resultados. Ao ganhar a Olimpíada regional, ele já é um vencedor”, diz a prefeita.

A parceria do Programa de Qualificação Profissional oferta um total de 520 vagas para 11 cursos: Pedreiro de Alvenaria, Eletricista de Obras, Eletricista de Força e Controle, Eletricista Industrial, Carpinteiro, Montador de Equipamentos Mecânicos, Movimentação de Cargas, Soldador ER, Soldador TIG, Montador de Andaimes e Armador de Ferragem — esse último não formou turmas. Segundo assessoria da GNA, os cursos acontecem no Açu, Cajueiro, Sabonete e Centro de São João da Barra.

“Estão em andamento seis turmas. Alguns cursos têm/tiveram as aulas práticas na unidade Senai/ Campos, com transporte oferecido pela GNA. O programa oferece lanche para todos os alunos em todos os dias de aulas, fornecido por um restaurante do Açu, destaca a assessoria da GNA.

A parceria da GNA é com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Educação e Cultura. Os respectivos secretários, Marcelino de Souza e Daniel Damasceno, também engrossam o coro de boa sorte ao jovem Daniel e torcem para que surjam novos talentos no município.

Fonte: Secom – SJB