Sanjoanense recebe prêmio de melhor estilista do grupo especial do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O estilista sanjoanense Geraldo Júnior Ferreira Lopes, de 40 anos, recebeu no último sábado, 16, o prêmio de melhor estilista do grupo especial do Rio de Janeiro. A 15ª edição do Prêmio Plumas & Paetês Cultural que foi realizado no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro do Rio, consagrou artífices e profissionais que atuam nos bastidores da produção e criação do carnaval carioca. Premiou nesse ano 59 categorias de profissionais que atuam na Economia Criativa voltada ao Carnaval. Ao longo dos 15 anos, o prêmio já laureou mais de 800 profissionais do setor.

Segundo Geraldo, foram confeccionadas pelo ateliê as fantasias para os dois casais de mestre-sala e porta-bandeira da Vila Isabel, além de uma roupa de musa de carro e do destaque de luxo, do abre-alas, do estilista Nelcimar Pires.

– As fantasias começaram a ser confeccionadas em outubro do ano passado. O material utilizado varia em strass, chatons de cor e boreais, pedrarias diversas, plumas, faisões e rabos de galo. O convite veio através do carnavalesco da Vila Isabel, Edson Pereira, recém chegado ao Grupo Especial. Ele valoriza a inovação da mão de obra no carnaval do Rio de Janeiro. Ele nos convidou em julho de 2018. Aceitamos a empreitada e deu tudo certo, graças a Deus, trazendo, colaborando para os 40 pontos para o 1º casal da escola Raphael Rodrigues e Denadir Garcia -, destacou.

Foto: Divulgação

Geraldo acrescentou, ainda, que foi grande a emoção de receber o prêmio do Plumas e Paetês Cultural. Uma conceituada associação de carnaval do RJ, como estilista do Grupo Especial. – É o reconhecimento por um trabalho árduo, porém, feito com muito amor e dedicação, que resultou numa satisfação coletiva nossa, do ateliê, a quem dedico, a minha equipe formada por seis pessoas, fora costureiras e soldadores, que todos foram incansáveis e a escola de Samba Vila Isabel, que teve seus 40 pontos, nota máxima, no seu casal -.

Vale ressaltar a coragem do carnavalesco Edson que apostou e comprou a ideia inédita, de se fazer o figurino do 1º casal, fora da cidade. “Ele confiou e acreditou em nós e, graças a Deus, deu tudo certo!”, relatou.

Branco, como é conhecido, entrou para o carnaval em 1996 quando foi figurinista do Chinês, sendo carnavalesco em 1997 e 1998, e em 1999, quando o chinês não desfilou, após isso foi para os congos, onde está até hoje.

– Com certeza confeccionei mais de 200 roupas. Era meu sonho de criança me tornar um grande profissional, aliás é o sonho de qualquer estilista de carnaval, criar e confeccionar para o grupo especial. O que espero do futuro eu ainda não sei, mas está nas mãos de Deus. Se ele achar que devo continuar, assim farei! – afirmou.

O estilista enfatizou a importância do amor pela arte que teve início ainda criança.

– Meu incentivo maior foi do meu companheiro de todas as horas, Ian Machado, que junto comigo segue nos trabalhos do nosso ateliê -, concluiu.

Sobre o Prêmio:

Plumas & Paetês Cultural e Eventos Ltda, chancelada, desde 2012, pela Organização dos Estados Ibero-americanos – (OEI) e diplomada pela Comissão de Cultura da ALERJ, com o Diploma Heloneida Studart em 2015, por considerarem a sua relevante contribuição exercida no contexto da produção cultural há mais de uma década. Tendo como missão a valorização e o reconhecimento dos trabalhadores e artífices da economia criativa do carnaval carioca, que em sua maioria ainda atua na informalidade. Um dos seus principais projetos idealizados é o Prêmio Plumas & Paetês Cultural, que já agraciou 857 profissionais do setor.

Ao longos dos 15 anos, o prêmio já homenageou: Em 2005 – Clovis Bornay; 2006 – Xangô do Salgueiro; 2007 – Braguinha; 2008 – Cartola; 2009 – Noel Rosa; 2010 – Oswaldo Sargentelli; 2011 – Arlindo Rodrigues; 2012 – Donga; 2013 – Chiquinha Gonzaga; 2014 – As Rainhas do Rádio; 2015 – Elza Soares; 2016 – Monarco; 2017 – Zé Katimba; 2018 – Wilson Moreira e, em 2019 – Aluísio Machado.

Grupo Especial 

1- MELHOR ADERECISTA – Ricardo Cigano e Rogério – Viradouro;

2- MELHOR ARTESÃO/ ESCULTOR – Alex Salvador – Vila Isabel;

3- MELHOR CARNAVALESCO – Edson Pereira – Vila Isabel;

4- MELHOR COMPOSITOR – Ronie Oliveira, Marcio Bola, Silvio Mama, Deividi Dimênico, Tomaz Miranda e Firmino – Mangueira;

5- MELHOR CARPINTEIRO – Juracir – Vila Isabel;

6- MELHOR COREÓGRAFO – Alex Neoral – Viradouro;

7- MELHOR COSTUREIRA – Maria da Conceição – Viradouro;

8- MELHOR DESENHISTA – André Rodrigues – Vila Isabel;

9- MELHOR DESTAQUE DE LUXO MASCULINO – Leandro Fonseca – U. Ilha;

10- MELHOR DESTAQUE DE LUXO FEMININA – Regina Marins – Mocidade Independente;

11- MELHOR DESTAQUE PERFORMÁTICA FEMININA – Ketula Mello – Imperatriz;

12- MELHOR DESTAQUE PERFORMÁTICO MASCULINO – Nabil Habib – Mangueira;

13- MELHOR DIRETOR DE CARNAVAL – Alex Fab e Dudu Falcão – Viradouro;

14- MELHOR DIRETOR DE HARMONIA – Dimichel Velasco – Mangueira;

15- MELHOR ESTILISTA DO GRUPO ESPECIAL – Geraldo Lopes (Vila Isabel);

16- MELHOR FERREIRO – João Lopes – Viradouro;

17- MELHOR FIGURINISTA – Bruno Oliveira – Viradouro;

18- MELHOR INTERPRETE – Celsinho Mody e Grazzi Brasil – Paraíso do Tuiuti;

19- MELHOR MAQUIADOR ARTÍSTICO – Cristina Grall e Juranda – Viradouro;

20- MELHOR MESTRE DE BATERIA – Ciça – Viradouro;

21- MELHOR PASSISTA FEMININA – Fernanda Florentino – Salgueiro;

22- MELHOR PASSISTA MASCULINO – Wagner Souza – Unidos da Tijuca;

23- MELHOR PESQUISADOR – Leandro Vieira – Mangueira;

24- MELHOR PINTOR ARTÍSTICO – Leandro Assis – Viradouro e Vila Isabel;

25- MELHOR ILUMINADOR – Mário Sérgio – Viradouro.

 

4 Comentários

  1. Bacana saber que um sanjoanense é destaque e se destaca no rio de janeiro .

    Reply
  2. Bom saber que o estilista sanjoanense é destaque e se destaca no rio de janeiro

    Reply
  3. Parabéns Geraldo Lopes .! Sempre soube do talento artista e Estilista que vc é isso nos orgulha muito ! Deus te abençoe sempre sua vida São João da Barra te abraça. !!!! E a Vila estava linda !

    Reply
  4. Sempre achei as fantasias aqui de São João da Barra um espetáculo! Luxo, bordado… um trabalho realmente impressionante!

    Reply

Comente