Prefeita Carla Machado participou do encontro, que discutiu assuntos como investimentos, empregos e previsão de arrecadação para o município

Foto: DIvulgação/Secom-SJB

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participou na terça-feira, 12, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, da apresentação do projeto do Gasoduto dos Goytacazes (Gasog), realizada pela empresa Gás Natural Açu (GNA), responsável pelo desenvolvimento do hub de gás do Complexo Portuário do Açu.

O gerente geral de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da GNA, João Teixeira, conduziu a apresentação, que contou ainda com a participação do gerente de Recursos Humanos da empresa, Ricardo Pina; do gerente deSaúde, Meio Ambiente e Segurança, Sergio Lemos; e do coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional, Davi Mendonça. O gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Porto do Açu, Caio Cunha, também esteve no encontro.

Na ocasião, foram apontados a descrição do projeto, objetivos, investimentos, empregos e previsão de arrecadação para o município. O gasoduto visa interligar o terminal de regaseificação do Porto do Açu à malha de gasodutos do país, aumentando o fornecimento de gás natural na região sudeste e, com isso, a oferta do produto.

De acordo com João Teixeira, a previsão de início das obras é para 2021 e será realizada em duas etapas, cada uma com duração de 12 meses e com geração de 550 empregos diretos. A previsão de arrecadação de ISS na implantação do projeto é de cerca de R$ 400 mil, podendo chegar a R$ 1 milhão e meio por ano quando entrar em operação.

A prefeita Carla Machado ponderou sobre as vagas de empregos para os sanjoanenses, sugerindo à empresa investimentos que visem aproveitar a mão de obra já formada, assim como a formação de novos profissionais, principalmente na região do 5º distrito.

“Nossa preocupação é garantir que os munícipes tenham as mesmas chances de ocupação dos postos de trabalho do gasoduto e de outros empreendimentos no complexo portuário do Açu. Por isso, estamos em constante dialogo com as empresas do porto”, destacou.

A equipe de governo também participou da apresentação, representada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; Meio Ambiente e Serviços Públicos; Ordem Pública; Agricultura; Obras e Serviços; Educação e Cultura e Procuradoria-Geral.

Fonte: Secom-SJB