Unidades escolares de São João da Barra realizam matrículas até o dia 31 de outubro. Pré-matrícula para alunos novos acontece no período de 5 a 30 de novembro

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) de São João da Barra realiza até 31 de outubro a renovação de matrículas referente ao ano letivo de 2019 dos segmentos: educação infantil; ensino fundamental/regular, e educação de jovens e adultos. A renovação deverá ser feita na escola de origem, no horário de expediente.

De acordo com a portaria Semec nº 006/2018, de 6 de outubro de 2018 (aqui), a renovação da matrícula para os alunos que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2019 é obrigatória.

No ato da renovação, os pais/responsáveis e alunos (maiores de idade) deverão apresentar documentação pendente do ano anterior, assim como, atualizar o número de telefone/celular, e endereço, apresentando cópia e original do comprovante de residência.

De acordo com a coordenadora da Supervisão de Ensino da Semec, Luciane Pavoni “o não comparecimento do responsável legal ou do aluno, no prazo estabelecido para a renovação da matrícula, não garante a vaga, que poderá ser preenchida por outro interessado”.

Já no período de 5 a 30 de novembro, as escolas estarão recebendo inscrições de pré-matrículas para os interessados em ingressar na rede de ensino em 2019; e também, matrículas novas para pessoas com deficiência. A divulgação do resultado da pré-matrícula acontecerá em 7 de janeiro, juntamente com a efetivação da matrícula, que segue até o dia 31 de janeiro de 2019.

A pré-matrícula deverá ser realizada somente na unidade escolar que ofertar o nível; o ano de escolaridade e a fase pretendida. E no cadastro da pré-matrícula os interessados deverão fornecer os seguintes dados: nome completo do candidato; data de nascimento; endereço completo, inclusive o CEP; escolaridade pretendida para 2019; declarar se tem deficiência (necessidade especial), informando qual, em cumprimento ao disposto na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989; sexo; se possui irmão na escola e em qual turno; endereço eletrônico, se possuir; escola e município de origem; nome do pai, da mãe ou responsável legal, telefone fixo e móvel.

As matrículas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) serão realizadas em sala de recursos multifuncionais de uma unidade escolar ou no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) para os alunos, público-alvo da Educação Especial, já matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra unidade escolar, sendo necessário apresentar laudo médico comprobatório atualizado.

O período de transferência para alunos da rede acontece de 26 de dezembro a 4 de janeiro, sendo necessário apresentar a declaração de transferência e documentos para efetivação da matrícula na escola que deseja estudar.

“A Secretaria de Educação e Cultura e as escolas estão à disposição para qualquer dúvida relativa à renovação e matrícula de interessados em cursar o ano letivo de 2019 em uma de nossas 37 unidades de ensino. É importante que os pais ou responsáveis matriculem seus filhos, pois só através da educação eles poderão alcançar um futuro digno”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.

Fonte: Secom- SJB