Reisado das Pastorinhas com grande público na Celebração de Natal em SJB

Houve apresentação do espetáculo Reisado das Pastorinhas e Coreto Musical

Foto: Elder Amaral

A programação da Celebração de Natal em São João da Barra prosseguiu no domingo, 23, com o espetáculo, “Reisado das Pastorinhas” e a banda Mistura Fina, no Coreto Musical. O Evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

O espetáculo revive a tradição e nomes que fizeram parte da história do Reisado no município como Mariquinha Salva e Ucha Moreira. A apresentação é considerada uma opereta popular, que celebra o nascimento de Jesus e foi herdada dos portugueses.  Uma manifestação cultural sanjoanense muito antiga, foi passada de boca em boca e se perpetua na cidade.

A apresentação contou com a participação de 20 atores e oito músicos, com direção geral Silvano Motta e direção musical de Antonio Carlos. Em três atos, a história do nascimento de Jesus foi cantada pelas pastorinhas e personagens como o Anjo, a Noite, Estrela Guia. Esse ano também foram introduzidos novos personagens, a Profetiza, Jardineira, Carpideira e a Saloia.

Foto: Elder Amaral

Para a moradora de Atafona, Lizandra Rangel, foi emocionante a apresentação. “O mais bonito é saber que essa é uma tradição com mais de 100 anos e que jovens como eu estamos tendo a oportunidade de assistir”, contou.

A programação da Celebração de Natal continua nos dias 24, com Crepúsculo de Natal, às 18h, e Missa do Galo, às 20h, na Igreja Matriz de São João Batista. Dia 25  Missa de Natal, às 7h, no Santuário Nossa Senhora da Penha, 18h Presépio Vivo na Praça São João Batista; às 19h, Missa de Natal na Igreja Matriz São João Batista. Ainda no dia 25, a Parada de Natal, às 20h na avenida Joaquim Thomaz de Aquino e, às 21h, Coreto Musical Musical com Especial de Natal. Nos dias 26 e 27 tem o Espetáculo Musical “Luz do Mundo”, às 20h no Palco Oficial de Natal.

Fonte: Secom SJB

Foto: Elder Amaral

 

Comente