Reinauguração do Cine Teatro São João nesta segunda-feira, 24

Prédio será entregue nesta segunda-feira, 24, totalmente reformado

Foto: Divulgação

Com as bênçãos do padroeiro São João Batista, o dia 24 será marcado por grandes realizações em São João da Barra. A prefeita Carla Machado entrega, às 20h, o prédio do Cine Teatro São João totalmente reformado à população. Na ocasião, acontece a Outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra.

A recuperação e preservação dos prédios históricos, de acordo com a prefeita Carla Machado, sempre estiveram na pauta de ações em suas gestões. Além do Cine Teatro, restaurado em 2006, integram a lista a Casa de Câmara e Cadeia, Palácio Cultural Carlos Martins e Estação das Artes Derly Machado.

“Em 2017, ao assumir o governo, o Cine estava abandonado, em péssimas condições estruturais deixadas pelo gestor anterior. Por se tratar de um prédio antigo, deve ter constante manutenção e benfeitoria, e assim, naquele ano, fizemos a reforma deste espaço cultural”, disse.

Informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços relatam intervenção no reforço estrutural do mezanino, com substituição da viga principal, reforço dos pilares, e toda a estrutura refeita; a cobertura do anexo recebeu impermeabilização, eliminando a infiltração que afetava os sanitários; o prédio também recebeu nova pintura.

Cortinas, assentos das poltronas e carpetes receberam tratamento de ignificação, que faz com que os tecidos sejam mais resistentes ao fogo. Assim, em caso de incêndio, esses materiais não inflamam, garantindo segurança aos usuários do local.

– Sabemos da importância dos prédios públicos receberem cuidados regulares em suas instalações, então nosso orçamento público contempla uma verba para garantir esses cuidados ao nosso patrimônio histórico e cultural, porque nossos artistas e a população merecem um espaço desse porte a fim de manter nossas tradições vivas – acrescentou a prefeita Carla Machado.

Curiosidades- Segundo o historiador sanjoanense André Pinto, “o prédio é de belíssimo estilo neoclássico, remonta a resistência de grupos culturais do final do século XIX para o XX, com o surgimento da Sociedade de Beneficência dos Artistas (SBA) e que teve apoio de sua construção pelos coronéis da época, a exemplo do Coronel Cintra. O teatro contou com apresentações de autores sanjoanenses da sétima arte, na época”.

Dentre as curiosidades do Cine de antigamente, o historiador cita que,  os projetores eram a carvão e da marca Netzche, e teve sua fase de cinema mudo acompanhado pelas liras locais, e posteriormente o cinema falado;

E que em seu palco teve, em 1914, a presença do ex-presidente Peçanha, que veio fazer campanha para a presidência da província do Rio de Janeiro.

Fonte: Secom – SJB

 

Comente