facebook

twitter

youtube

logo-o-parahybano1

QUEM SOMOS

A cidade de São João da Barra, um porto de pesca desde 1620, transformada em meados do século XVII em polo para escoar toda a produção agrícola Norte-Fluminense, quando a região se volta para seu ciclo açucareiro, sempre esteve voltada para as informações e transformações ocorridas no mundo, dada sua privilegiada posição portuária.

Assim como de um lado a Gazeta do Rio de Janeiro, foi fundada em 10 de setembro de 1808, sendo o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro, onde seu lançamento marcou o início da imprensa no país, o Parahybano, um jornal bissemanário, chega à cidade de São João da Barra, em 1859, de propriedade de Francisco Soares da Costa, marcando presença na história da imprensa com seu surgimento cinquenta anos depois no porto e circulando até 1868.

Vale lembrar que este jornal, deu início a era da comunicação em massa. Embora, na época, elitista e proporcionalmente pequena, dada a circulação e ao pequeno número de alfabetizados, não foi menor em importância, pois demonstrou o nível cultural do lugar.

O jornalismo como fonte de informação do recente mundo capitalista de então, páginas repletas de propaganda nos apresentando como era a vida portuária dessa foz paraibana.

Com quase dois séculos, hoje, o Parahybano volta com uma nova versão, a tecnológica buscando levar informação de qualidade e principalmente com veracidade nos fatos.

O progresso que não para, há cerca de cinco anos, São João da Barra recebeu um mais novo avanço na economia do município, a chegada do Complexo Portuário do Açu necessitando mais ainda de informação.

Nos dias atuais, com tantos processos tecnológicos existentes no mundo, como os jornais virtuais, impressos e a mídia radiofônica, faz-se necessário avançar com um olhar no passado.

Cultura, esporte, política, mundo, blogs, colunas, vídeos, economia, são os principais links de um novo meio virtual, repaginado, para que possamos ser para você, leitor, sua grande fonte de informação. Fique sempre antenado no Parahybano.

whatsapp

sombra-base-conteudo