Atividades acontecem até o dia 31 de janeiro no Espaço da Ciência, em Atafona

Foto: Elder Amaral

O Projeto Botinho foi iniciado nesta quarta-feira, 17, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona. A realização é do Corpo de Bombeiro Militar (DBM-3/5) em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Ordem Pública – Coordenação de Defesa Civil – e a Prumo Logística. 100 crianças e jovens participarão das atividades, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, até 31 de janeiro.

Educação Ambiental, exercícios físicos, recreação, cidadania e noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros, estão entre atividades que serão desenvolvidas pelos sargentos do Corpo de Bombeiros, Sidney Xavier e Marcos Neves. Os participantes foram divididos por faixa etária: Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos.

Transporte, uniforme, lanche (biscoito, suco e água), espaço para execução do projeto e quatro salva-vidas são disponibilizados aos participantes. O 1º sargento Xavier informou que o ônibus sairá às 7h30 da rodoviária municipal, na sede do município, e seguirá o percurso pelas ruas Barão de Barcelos, São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Dos Passos, BR-356 (sentido Atafona), passando pelas avenidas Carmelita Moraes Nassif, Nossa Senhora da Penha, Felicíssimo Alves e pela avenida Atlântica até o Balneário.

É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos para que o filho não perca a vaga no projeto. “Temos um quadro de reserva, composto por crianças e jovens interessados em participar. Portanto, é preciso ficar atendo, pois três faltas sem justificativa resultarão na perda da vaga, que será preenchida automaticamente”, explicou Xavier.

Foto: Elder Amaral

Noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros ajudarão no trabalho preventivo para que não ocorra afogamento. “Nossa intenção é preparar os participantes para que se tornem orientadores e multiplicadores sobre o melhor local para tomar banho e os riscos que o banhista corre ao entrar no mar”, disse o 1º sargento Marcos Neves.

– Abordaremos assuntos relacionados a correntes marítimas; rosa dos ventos; perigos da vala (corrente de retorno); tábua de maré; fases da lua; ressaca; socorro; grau de afogamento; como sair de uma situação de risco no mar; como acionar corretamente os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), e 192 (ambulância) – completou Neves.

Fonte: Secom – SJB