Recadastramento reordenará barracas às margens da BR 356

Foto: Divulgação

Representantes das secretarias de Ordem Pública e de Planejamento e Informatização de São João da Barra participaram de uma reunião, na quinta-feira, 19, na Base de Apoio da PRF, com os barraqueiros que atuam às margens da BR 356, em Cajueiro. O objetivo foi discutir o reordenamento das barracas visando atender às regulamentações técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Secretário de Ordem Pública, Maxwell Araújo, informou que esse trabalho de reordenamento iniciará com o recadastramento dos barraqueiros entre os dias 23 e 27 de outubro, na sala da Guarda Municipal, na Base de apoio da Polícia Rodoviária Federal, em Cajueiro, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

“No ato do cadastramento será necessário apresentar, aos funcionários do Setor de Postura, cópia e original dos documentos de identidade e CPF, comprovante de residência e nada consta de débitos com o município”, informou Maxwell, ressaltando que a intenção de realizar o recadastramento na mesma localidade de atuação dos barraqueiros é para proporcionar facilidade, comodidade e evitar prejuízos financeiros aos trabalhadores.

– Vamos recadastrar todos barraqueiros que realmente trabalham no perímetro urbano às margens da BR 356, no trecho entre os pardais eletrônico e redutores de velocidade, onde a velocidade permitida não pode ultrapassar 40 km, e buscar uma alternativa para que eles se enquadrem às normas do Dnit, evitando assim transtornos futuros – declarou o gerente de Planejamento  e Informatização, Luciano Barreto.

Através deste cadastro será possível; obter a licença de funcionamento; limitar e determinar lugares específicos para as barracas, evitando a retirada total pelo Dnit; preservar a cultura de comercialização de frutas e alimentos típicos da região, existente há décadas; maior segurança, devido à proximidade com a Base de apoio da PRF; incentivar o empreendedorismo; oferecer oportunidade de treinamento aos barraqueiros sobre conserva e qualidade dos alimentos.

Além dos barraqueiros, participaram da reunião o subsecretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, e os representantes do Setor de Postura, Sérgio Canela e Ulisses Nolasco.

Fonte: Secom – SJB