Parceria, que deu certo em 2018, visa estimular nos alunos o gosto pela Matemática através do programa Obmep na Escola

Foto: site/Impa

A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), renovou por mais um ano o convênio de cooperação técnica com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O secretário da pasta, Daniel Damasceno, assinou o contrato na terça-feira, 12, no Rio de Janeiro.

O convênio tem o objetivo de estimular nos alunos o gosto pela disciplina, através do programa Obmep na Escola, que visa contribuir metodologicamente com os professores de Matemática de escolas públicas, propondo atividades extraclasse com o uso dos materiais da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), como provas e bancos de questões.

De acordo com informações do site do Impa, os resultados referentes a 2018 para São João da Barra foram motivadores: seis menções honrosas na Obmep 2018 e 18 medalhas na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj), além da melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

– Estamos satisfeitos porque o projeto, que funciona no contraturno, teve uma adesão imediata dos alunos, dos professores e das famílias. Muitos desses alunos receberam bolsas para o programa de iniciação científica – ressaltou o secretário de Educação.

Damasceno disse, ainda, estar feliz com o reconhecimento do trabalho da rede pelo Instituto, comprovado pela renovação do contrato de cooperação técnica, indicando que o município está no caminho correto. “O Obmep na Escola representa os projetos pedagógicos da Semec, que preveem a ampliação do tempo de escolaridade com a inserção de atividades diversificadas; que se convertam em melhor desempenho na educação básica”, finalizou.

Na ocasião estavam presentes o orientador educacional, Cláudio Andrade, e o coordenador de Matemática, Márcio Porfirio, ambos de São João da Barra. Do Impa, o diretor-adjunto e coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, e a chefe da Divisão de Programas de Extensão Acadêmica, Claudia Vasconcelos.

Fonte: Secom – SJB