Prefeitura realizou apresentação do Sistema durante reunião com empresas que atuam no Porto

Foto: Paulo Pinheiro

A Prefeitura de São João da Barra, dando continuidade às políticas públicas visando o aumento da empregabilidade no município, se reuniu na última quinta-feira, 19, com representantes do setor de Recursos Humanos de empresas que atuam no Porto do Açu para a apresentar o novo sistema informatizado de currículos do Balcão de Oportunidades, disponibilizado no site oficial http://www.sjb.rj.gov.br/noticia-6103/sistema-informatizado-de-curriculos.

Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico destacou todo o funcionamento do sistema, currículos cadastrados e enviados para empresas, ferramentas de busca e atualização de dados. O especialista em RH da empresa GNA, Meiber Leite, o gerente de projetos do Porto, Luiz Eduardo, e a gerente de projetos da Mega Work, Márcia Gomes, estavam na apresentação.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira, é importante afinar esse relacionamento com as empresas para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho para os sanjoanenes. “Estamos trabalhando para que as demandas cheguem com antecedência e possamos preparar nossa mão de obra para ocuparem essas vagas no futuro. Nossos apelos às empresas do Porto após diversos encontros começam a ser viabilizados”, destacou.

De acordo com dados do Balcão de Oportunidades, 5.072 currículos estão cadastrados nos sistema e, de janeiro a abril deste ano, já foram encaminhados 633 para as empresas solicitantes. O Consórcio do Açu conta com 152 funcionários contratados, sendo que 37% são profissionais do município.

Para o especialista em RH da empresa GNA, Meiber Leite, o sistema informatizado de currículos é uma ferramenta simples e ágil, que qualquer pessoa tem acesso, facilitando muito a busca pela mão de obra especializada. “Vimos que é um processo transparente, que possibilita uma fonte de recrutamento muito maior através dos dados enviados às empresas”, destacou.

Empresas como Porto do Açu, GNA, Ferroport, Techinip, NOV, B. Port, Andrade Gutierrez e outras terceirizadas que atuam no complexo utilizam o balcão de empregos da Prefeitura para contratação de mão de obra. Em 2017 foi criada a Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) para discutir as condições necessárias para o trabalho imediato, médio e a longo prazo pelas empresas do Complexo Portuário do Açu, uma parceria da Superintendência de Trabalho e Renda, Instituto Federal Fluminense (IFF), Secretaria de Educação e Cultura, e empresas do Porto.

Fonte: Secom – SJB