Foto: Divulgação

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP) anunciou na manhã desta teça-feira, 09, a renúncia do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Firme (PP), através do seu perfil oficial no Facebook. Na postagem, Carla enalteceu a postura do vereador dizendo admirá-lo muito pelo desprendimento ao cargo e responsabilidade.

O vereador Aluízio Siqueira (PP) assume o cargo de presidente, e a vereadora Soninha Pereira (PT) será candidata a vice-presidente do grupo governista no lugar de Aluízio.

O vereador Alex Firme entrou com requerimento encaminhado a Masa Diretora da Câmara Municipal de São João da Barra o seu pedido de renúncia do cargo de Presidente da Casa de Leis alegando problemas de saúde e seguindo orientações médicas.

Trajetória do Vereador Alex Firme

Alex Matheus Firme iniciou sua trajetória política nas eleições de 2004 quando foi candidato a vereador pela primeira vez. Ainda muito jovem, Alex, filiou-se ao PMN e disputou pela primeira vez uma cadeira de vereador, conseguiu 153 votos, que não foram suficientes para alcançar o objetivo.

Na eleição seguinte, em 2008, Alex Firme, ainda no PMN, conseguiu uma votação expressiva, 698 votos, porém devido a problemas jurídicos de outros candidatos, da mesma coligação (PTB/PT/PMN), que acabaram não somando seus votos para a legenda, acabou perdendo a vaga de vereador para o então candidato Carlos Machado da Silva (Kaká).

Em 2009, Alex assumiu o cargo de subsecretário de Meio Ambiente na gestão segunda gestão da prefeita Carla Machado, somando a boa participação na pasta municipal e o bom desempenho na articulação política, foi fortalecido para o pleito eleitoral, filiou-se ao PMDB, considerado o partido mais forte da época, obteve 1.377 votos e conseguiu o seu primeiro mandato de vereador. Foi líder do governo Neco na Câmara Municipal, dois anos depois, após vários desentendimentos com a cúpula do governo e com o próprio prefeito Neco, decidiu abandonar o grupo de situação e aliou-se ao grupo de oposição liderado por Carla Machado. Com a saída do PMDB, Alex filiou-se ao PP, partido que posteriormente recebeu a filiação de Carla Machado para concorrer ao cargo de prefeita.

Na eleição de 2016 Alex foi reeleito vereador com 1.398 votos, porém ficou licenciado por aproximadamente um ano e assumiu a pasta de secretário de Meio Ambiente, de volta a Câmara, e com o projeto de assumir a presidência da Casa, construiu uma base de articulação junto com o grupo governista e foi eleito com 7 votos a 2.

No início deste ano, Alex iniciou um trabalho de reestruturação da Casa de Leis, porém logo depois surgiram problemas de saúde que o afastaram da função de presidente, foram várias licenças médicas seguidas, que acabaram fazendo com que ele tomasse a difícil decisão de renunciar ao cargo de presidente. Segundo o texto do requerimento, Alex diz que não quer prejudicar os trabalhos da Casa, por isso achou melhor a renuncia, mas continuará como vereador licenciado até que haja liberação médica.

Confira publicação da prefeita:

“Recebi o Vereador Alex Firme que veio conversar acerca da sua renúncia do cargo de Presidente da Câmara de SJB. 
Entendi perfeitamente o seu motivo, pois saúde tem que estar em primeiro lugar. 
Essa atitude só me faz admirar mais o Vereador, pois foi de total desprendimento e responsabilidade. 
Administrar uma Casa de Leis é uma coisa que requer muita dedicação, o que no momento, Alex não tem essa condição. Além disso, ele não quer em hipótese alguma, atrapalhar o bom andamento desta instituição em detrimento do seu problema de saúde, apesar deste ser passageiro.
Continuará na sua função de vereador cumprindo a missão que lhe foi delegada por Deus e pela população de nossa terra.
O Vereador Aluízio Siqueira será reconduzido à Presidência e a Vereadora Sônia é a candidata do nosso grupo a assumir a Vice Presidência no lugar dele.
Assim é que se deve fazer política, com verdade e compromisso!
Que Deus abençoe a todos, a nossa Câmara de Vereadores e em especial ao Alex!”