Avaliações aconteceram na Estação das Artes Derly Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrantes da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto (Caasb) avaliaram os trabalhos de 40 artesãos sanjoanenses interessados em integrar a instituição, nesta quinta-feira, 21, na Estação das Artes Derly Machado. Devido à demanda ter sido superior ao esperado outra avaliação acontecerá na próxima terça-feira, das 9h às 17h, no mesmo local. A iniciativa, que visa desenvolver o interesse econômico sustentável e implantar uma economia solidária, tem o apoio da Superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra.

“A banca avaliadora levou em consideração a qualidade do material utilizado, organização, comportamento, coordenação motora, técnica, desempenho e acabamento”, informou a presidente da Caasb, Mauricéia Teixeira, acrescentando que é fundamental apresentar um trabalho artesanal iniciado em casa para ser concluído no momento da avaliação.

Glaucia Soares de Oliveira foi uma das que fizeram o pré-cadastro. “Tenho 20 anos de experiência e há tempo esperava por esta oportunidade para mostrar meus conhecimentos e participar das atividades da Casa do Artesão que ajudará na comercialização do meu artesanato, proporcionando uma maior geração de renda”, declarou Glaucia, que confeccionou bonecas e acessórios de bebê, incluindo arcos, faixas e prendedor de cabelo.

Entre os trabalhos avaliados estavam peças em crochê, MDF, feltro, vagonite, marca, flores de fita, bijuterias e doces típicos. “Os artesão que não conseguiram cumprir os requisitos participarão de uma capacitação, por uma equipe da Casa do Artesão, para que possam adquirir novos conhecimentos e orientações para uma melhor finalização dos Trabalhos. Já os que obtiverem êxito, assim que concluir o processo avaliativo serão chamados para se associar”, disse Mauricéia.

Os artesãos de São João da Barra interessados em participar da próxima avaliação, terça-feira, dia 21, terão que fazer um pré-cadastro, no mesmo dia, das 9h às 17h, na Estação das Artes Derly Machado, munidos de original e cópia dos documentos de identidade, CPF, título de eleitor, e comprovante de residência, além de um trabalho pra ser finalizado no local.

Fonte: Secom-SJB