Bibliotecários e educadores da região foram convidados para o encontro

sao-joao-da-barra

Foto: Divulgação

Atento à importância do fomento à cultura, o Porto do Açu vai apoiar um encontro promovido pelo governo do estado com educadores e representantes da área, no Auditório Municipal de São João da Barra. O objetivo é fomentar o hábito da leitura, democratizando o acesso ao livro e contribuindo para a formação de mediadores no processo de incentivo à literatura. O encontro, que acontece na próxima quarta-feira, das 9h30 às 13h, inclui a apresentação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PELLLB/RJ), seguido da Oficina Dinamização e Incentivo dos Espaços de Leitura.  O evento é uma parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Superintendência da Leitura e do Conhecimento e a prefeitura de São João da Barra, além do Porto do Açu.

“É com muito orgulho que o Porto viabiliza um projeto como este. Incentivar a formação de leitores na nossa região e suscitar em cada um deles o gosto pela leitura não é apenas uma tarefa do estado. É nosso papel também, como sociedade que quer se desenvolver e evoluir. Se podemos contribuir com a educação e a cultura na nossa comunidade, nós certamente vamos nos empenhar para isso”, afirmou Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu.

As palestras e debates serão ministrados por Renata Costa, Michele Silva e Hanna Gledyz, da Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas e terão como público alvo professores, bibliotecários, estudantes, gestores e leitores da Região Norte Fluminense.

Durante o evento, será realizada uma eleição on-line do Grupo de Trabalho que será responsável por nortear o PELLLB/RJ e ele deve ser composto por representantes da sociedade civil. Este encontro é apenas um dos acontecem nos municípios do Rio de Janeiro como parte das atividades de sensibilização, incentivo e esclarecimentos sobre o Plano.

A Oficina, que vai encerrar o encontro, tem como foco a criação de espaços de leitura em todo o estado. Estes espaços serão abordados como caminhos de transformação social. Para isso, representantes de bibliotecas públicas, particulares e comunitárias vão discutir como deve ser este novo cenário, como torná-lo atraente para a comunidade e como organizar o acervo de livros de forma a respeitar a diversidade e a experiência local.

Fonte: Ascom – Prumo