Foto: Vnotícia

As fortes chuvas que caíram no Distrito de Morro do Coco, na Região Norte de Campos, também geraram transtornos na zona rural de São Francisco de Itabapoana. O Rio Guaxindiba, também conhecido como Canal de Todos os Santos, e que passa por Morro do Coco, transbordou nesta sexta-feira (09/03).

O canal cruza o interior de São Francisco de Itabapoana e se junto ao Canal Engenheiro Antônio Resende, na altura da Ilha dos Mineiros, desaguando no Oceano Atlântico, entre as Praias de Guaxindiba e Sossego, formando a chamada “Vazante”.

No leito do canal se formou uma verdadeira enxurrada. O primeiro estrago aconteceu numa estrada vicinal entre Pingo D’Água e Santa Luzia, onde uma ponte de concreto foi arrastada pela força da água.

O canal passa por bueiros celulares, sob a RJ-224, em Ponto de Cacimbas. Produtor rural na região de Ponto de Cacimbas, Júnior Terra, disse que nunca viu tanta água acumulada nas propriedades.

Nas duas margens da RJ-224 se formaram um verdadeiro “mar”. Sem mensurar os riscos de o asfalto ceder, motoristas permaneceram sobre a pista, próximo ao ponto onde ficam os bueiros.

De Ponto de Cacimbas, o Rio Guaxindiba, também conhecido como Ribeirão Guaxindiba, segue para a região do Espiador. Depois passa por baixo da RJ-232 (entre São Francisco e Guaxindiba). A preocupação é essa enxurrada chegar também a Guaxindiba e Ilha dos Mineiros. Em 2008, durante uma forte enchente, a água chegou a passar sobre a RJ-232.

Fonte: Vnotícia