Um grande número de sanjoanenses compareceu para coleta, nesta terça-feira

Foto: Elder Amaral

A primeira campanha de doação de sangue de 2018 em São João da Barra, nesta terça-feira, 24, coletou 67 bolsas, que abastecerão o banco do Hemocentro do Ferreira Machado, hospital referência nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. A iniciativa foi uma parceria entre Hospital Ferreira Machado, Projeto Vidas sem Fronteiras, iniciativa privada e Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e de Ordem Pública (Demutran e Guarda Civil).

Mais de 150 pessoas compareceram, sendo que somente 67 passaram pela triagem e concluíram a doação. “Devido o sucesso desta primeira campanha, buscaremos junto ao Ferreira Machado a possibilidade da unidade móvel do Hemocentro permanecer dois dias consecutivos”, comentou a coordenadora do Projeto Vidas Sem Fronteiras, Rosa Tupiária, acrescentando que essa medida aumentaria o número de doações.

Para Anike Castilhos Mello, residente no centro, a vinda da unidade móvel facilitou a coleta de sangue dos sanjoanenses, que não precisam se dirigir até Campos para fazer a doação. “Sempre tive a vontade de doar, desde quando iniciou a campanha aqui em nossa cidade é a quarta vez que compareço” disse Anike, que também é doadora de órgãos, e entende que gestos de solidariedade como esses são fundamentais para salvar vidas.

Em 2016, foram coletadas 54 bolsas de sangue. Já em 2017, São João da Barra foi destaque em coleta de sangue estando na frente de 16 municípios da região, foram 125 bolsas.

“Estamos felizes com esses números que comprovam que a população tem cada vez mais se conscientizado sobre a importância de ser um doador de sangue”, finalizou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda.

Fonte: Secom – SJB

Leia também: Doação de sangue nesta terça-feira em SJB

Grande número de coleta de sangue do Hemocentro em SJB