Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Números referentes ao Festival Gastronômico Sabores da Barra, realizado em São João da Barra entre os dias 13 e 16 de abril, comprovam o sucesso de mais uma parceria entre Prefeitura e iniciativa privada. Nos quatro dias, 27 mil pessoas passaram pelo evento, no Balneário, em Atafona, movimentando R$ 650 mil em vendas.

O Prato Festival, oferecido por 14 restaurantes locais ao valor de R$ 20,00, teve uma saída de 14.300 unidades. Somadas aos 8.100 pratos consumidos nesses estabelecimentos e em outros pontos de venda, como food truks e food bikes, o total chega a 22.400 pratos vendidos. Complementaram o montante comercializado artigos de artesanato e produtos da agroindústria familiar.

Os números são da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (FECOMÉRCIO/SESC), que promoveu o Festival com apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Para receber o evento, uma estrutura de 4 mil metros quadrados foi montada na área do Balneário, com organização da empresa B2B Empreendimentos.

Apostando nas parcerias desde que assumiu a Prefeitura para seu terceiro mandato, a prefeita Carla Machado reafirmou seu compromisso em promover iniciativas como essa. “É a solução encontrada para fomentar nosso turismo, movimentar a economia local e proporcionar lazer e entretenimento ao nosso povo e aos visitantes. Fiquei muito feliz com o resultado alcançado no Festival Gastronômico e só tenho a parabenizar a todos os envolvidos”.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Analiel Vianna, o Festival Gastronômico injetou não só dinheiro na cidade, como também trouxe alegria, diversão e reafirmou o potencial turístico do município. “O resultado foi muito acima de nossas expectativas. A população e os turistas aprovaram a iniciativa da prefeita Carla Machado junto com a Fecomércio”, pontuou.

Comerciantes comemoraram – Gerson Lopes, empresário do ramo de culinária, mostrou-se satisfeito com o evento e impactado com o público. “Imaginava ser sucesso, mas o que ocorreu foi muito além. Encomendei uma quantidade de peixe, tive que retornar ao fornecedor e adquirir mais um volume e, mesmo assim, no último dia, o estoque acabou. Foram muitos pedidos. Só tenho a agradecer e aguardar o próximo ano”, frisou.

– Esperávamos vender uma quantidade, cerca de oito barris de chopp, mas vendemos 14 barris de 50 litros, ou seja, 700 litros – destacou o expositor da cervejaria artesanal Geovani Buzzi. “Saí satisfeito e encantado com o público educado e selecionado, disposto a conhecer nossos produtos, isto sem falar, na organização do evento, que a todo o instante esteve presente. Agradeço também à Prefeitura por nos proporcionar algo tão grandioso”, ressaltou.

O Festival, de acordo com o secretário de Planejamento, Sávio Saboia, foi um sucesso e os resultados superaram a expectativa inicial. “Após realizar uma programação no verão em parceria com a iniciativa privada, a prefeita Carla Machado inova mais uma vez ao idealizar um evento deste porte e com essa qualidade, sem qualquer custo para municipalidade. Geramos turismo, renda, cultura, aquecendo o comércio e a rede hoteleira local com criatividade e uma bela parceria com a Fecomércio e a Secretaria de Estado de Agricultura”.

Fonte: Secom-SJB