Foto: Parahybano

São João da Barra já registrou 11 homicídios nos sete primeiros meses de 2019, número maior que em 2018 que fechou em 10. A violência vem assustando moradores e turistas da cidade. Somente neste mês, três homens foram assassinados. A prefeita Carla Machado inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O órgão foi instalado no terminal rodoviário Dr. Fernando Hélio Pinheiro, na sede do município.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), São João da Barra contabilizou, de janeiro a maio deste ano, seis roubos a estabelecimentos comerciais, três a mais que o mesmo período de 2018. Em relação a roubo a residências, o instituto também registrou seis ocorrências entre janeiro e maio de 2019. No caso de roubo a transeuntes, o número de registros é de 33 nos cinco primeiros meses de 2019, um a menos em relação ao mesmo período de 2018.

Com relação aos homicídios dolosos, o ISP mostra que o município contabilizou entre janeiro e maio deste ano oito mortes. Com os três do mês de junho, que ainda não foram atualizados no sistema do ISP, esse número sobe para 11 e ultrapassa a quantidade de assassinatos no ano de 2018, que fechou com 10 homicídios.

Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Rodrigo Ibiapina, São João da Barra segue com policiamento ostensivo. “A Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo nas vias durante as 24 horas para oferecer uma segurança pública de qualidade”, disse.

Em relação aos três homicídios, Ibiapina informou que os crimes ocorreram dentro de residências, o que dificulta a intervenção policial. Dos três casos, a polícia conseguiu prender suspeitos de dois deles.

Primeiro homicídio de 2019

Morreu no Hospital Ferreira Machado, em Campos, por volta das 6h do último dia 06 de fevereiro, Rodrigo Carreira Chagas, de 49 anos, que foi baleado em frente a um bar na rua Manoel Francisco de Almeida, no Açu, distrito de São João da Barra, por volta das 23h do último dia 20 de janeiro.

Cisp reforça ação integrada com Polícia

Foto: Paulo Pinheiro

Para auxiliar a ação da PM, a Prefeitura de São João da Barra inaugurou neste mês o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O órgão foi instalado no terminal rodoviário Dr. Fernando Hélio Pinheiro, na sede do município. A prefeita Carla Machado ressaltou que transformou a antiga secretaria de Ordem Pública em Segurança Pública, no intuito de realizar parcerias com as esferas estadual e federal.

Na inauguração do órgão, a prefeita Carla Machado afirmou que o desafio agora é transformar São João da Barra em uma das cidades mais seguras do estado do Rio. Ela também relembrou ações de suas gestões anteriores que contribuíram para a segurança, como a construção da delegacia, doação de terrenos para a construção do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Além da 5ª Companhia da PM, o Centro Integrado abriga o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Também integram o Cisp, a secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Departamento de Fiscalização e Posturas. A ideia da prefeita Carla Machado é que o monitoramento chegue a todo o município.

Com informações do jornal Folha da Manhã 

Leia também: Homem assassinado a tiros em Atafona

Motorista assassinado a tiros dentro de casa no Açu

Homem assassinado a tiros em Atafona

Homem é encontrado morto dentro de residência em Grussaí

Homem é encontrado morto dentro de residência em Grussaí

Idoso encontrado morto na praia de Grussaí

Dono de quiosque executado a tiros em Atafona

Guarda-vidas é executado a tiros no Açu

SJB registra segundo homicídio em menos de 24 horas

Segundo homicídio é registrado no Açu em apenas três dias