Navio Sagittarius atraca no Porto do Açu

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Foto: Parahybano

Mais uma navio atracou neste mês de agosto no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu. O  NAVIO SAGITTARIUS e bulk carrier (graneleiro) é registado com o IMO 9316866 e MMSI 372070000 e chegou ao Porto no último dia 15. Atualmente navega sob bandeira de Panama. O navio foi construído em 2006.

SAGITTARIUS é um navio de carga com 225 metros de comprimento por 32 metros de largura onde deverá seguir para o Oriente Médio.

O vigésimo oitavo, o barco ANANGEL TRUST que atualmente navega sob bandeira de Grécia e foi construído em 2012, seguiu no último dia 30 com destino ao Oriente Médio dando lugar para o vigésimo nono, o barco GENCO TIBERIUS e bulk carrier é registado com o IMO: 9331555, MMSI: 477926600 e é do tipo Graneleiro registado em Hong Kong SAR of China e foi construído em 2004. O trigésimo navio chegou ao Porto no dia 01 de agosto. Três dias depois, o trigésimo primeiro navio a atracar foi o TANGO I (IMO: 9402665, MMSI: 373330000) é do tipo Petroleiro registado em Panamá.

No último dia 12, o navio GRAN TRADER e bulk carrier que é registado com o IMO 9584607 e MMSI 548851000, chegou ao Porto e seguiu para o Oriente Médio. Atualmente navega sob bandeira de Philippines e foi construído em 2012.

Grandes navios já atracaram no porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração, em outubro do ano passado, gerando expressivos tributos para a cidade que recebeu o grande complexo portuário.

Porto

Inaugurado em 2014, o Porto do Açu é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore), Terminal 2 (T2 – onshore) e uma retroárea de 90 km².

O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).

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