Cerimônia aconteceu no Ciep Gladys Teixeira, na noite de segunda-feira

Foto: Elder Amaral

Uma cerimônia, na noite de segunda-feira, 10, no Ciep-265 Professora Gladys Teixeira, marcou o início do Programa de Qualificação Profissional, implantado em São João da Barra pela empresa Gás Natural Açu (GNA), em parceria com Firjan, Senai e Prefeitura. A proposta é capacitar a mão de obra local e, para isso, foram ofertadas 520 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.

Até o momento foram formadas seis turmas, totalizando 96 alunos, sendo três na sede do município – uma delas, de soldador, exclusivamente de mulheres –, duas em Cajueiro e uma no Açu. Nesta primeira fase do Programa, mais de 250 vagas foram oferecidas nas áreas de Mecânica, Eletricidade, Construção Civil, Logística e Metalurgia. Quatro cursos – soldador, eletricista de obras e pedreiro – já tiveram as aulas iniciadas e outros irão começar nas próximas semanas.

A prefeita Carla Machado falou da satisfação em ver tantas pessoas em São João da Barra se qualificando. “Desde o início de nossa gestão estamos empenhados na questão da empregabilidade, e entendemos que, muitas vezes, a falta de qualificação específica para o cargo prejudica a contração da mão de obra. Sendo assim, faço um agradecimento especial a equipe da termoelétrica Gás Natural Açu (GNA) por estar proporcionando meios de oportunizar condições de nossos munícipes disputarem as vagas que serão abertas, por meio do programa de qualificação da mão de obra local, em face às compensações destinadas ao município”, frisou.

Juntamente com o Programa de Qualificação Profissional, existe o trabalho do Balcão de Oportunidades, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por Meio da Superintendência de Trabalho e Renda, que atua no sentido de inserir o sanjoanense no mercado de trabalho. Das 1.419 vagas de trabalho que surgiram em 2018 no canteiro de obras do complexo portuário, 60% são ocupadas pela população local.

A prefeita Carla Machado finalizou seu pronunciamento na cerimônia destacando uma frase que estava na camisa dos alunos que dizia: “Investindo no presente para construir o futuro”, e concluiu, “é justamente isso que estamos fazendo”.

A GNA esteve representada pelo diretor-presidente, Bernardo Perseke; diretor de sustentabilidade, Vicente Habib; diretor de implantação, Carlos Baldi. O presidente da Firjan – Senai, Fernando Aguiar também esteve presente. Participaram, ainda, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira; de Agricultura, Oswaldo Barreto; de Educação e Cultura, Daniel Damasceno; de Comunicação Social, Jerônimo Rangel; de Transportes e Trânsito, Victor de Aquino; os superintendentes de Trabalho e Renda, Sávio Saboia, e de Comércio, serviços e empreendedorismo, Luciano Barreto.

Fonte: Secom – SJB

Foto: Elder Amaral