Foto: José Lucena/Estadão

As Forças Armadas, com o apoio das polícias Civil e Militar do Rio, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de segurança realizam operação nas estradas do Rio de Janeiro.

A ação começou na noite desta segunda-feira (19) e, de acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública e está inserida no contexto do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, assinado pelo Presidente Michel Temer em julho do ano passado.

Portanto, a operação ainda não tem relação direta com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Jungmann disse ainda que a ação, a quarta do tipo realizada no Rio neste ano, deve se estender pelos próximos dias.

No total, três mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estão envolvidos no esforço, que tem o objetivo de coibir o contrabando de armas e drogas e o roubo de cargas.

Para isso, os agentes estabeleceram pontos de bloqueio, controle e fiscalização nas divisas do estado e em diversos pontos da Região Metropolitana.

Entre os locais patrulhados estão a BR-101, nas divisas ao norte e ao sul do estado; a BR-040, nas divisas a oeste do estado; e a BR-116, nas divisas ao nordeste e ao sul do estado.

Já na Região Metropolitana há bloqueios na região de São Gonçalo, próximo das comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina; no perímetro dos complexos da Pedreira e do Chapadão, na zona norte da capital fluminense; e ao longo do Arco Metropolitano.

Os bloqueios não são fixos e serão realizados de forma pontual e com curta duração, valorizando o fator surpresa.

Até o momento ainda não foram divulgadas informações sobre prisões ou apreensões nesta operação.

Fonte: Agência do Brasil