Tradição é mantida desde 1775 em São João da Barra

Foto: Elder Amaral

A 243ª festa do Divino Espírito Santo, em São João da Barra, promovida pela Comissão do Divino – Paróquia de São João Batista -, em parceria com a Prefeitura e a comunidade, manteve a tradição das comemorações pela vinda do Espírito Santo aos apóstolos de Jesus Cristo. A programação, iniciada 10 de maio, encerrou no domingo, dia 20. Desde 1775 a manifestação cultural de fé e devoção é mantida na cidade.

Novena, missas, procissões, translado do quadro com a efígie do Divino Espírito Santo para a casa do juiz do mastro, folia do Divino com visitas domiciliares, apresentações musicais, passeio ciclístico, translado do Divino Espírito Santo para a residência da imperatriz, e campanha de arrecadação de alimentos para a própria comunidade fizeram parte da programação.

Como acontece tradicionalmente 50 dias após a Páscoa, o ponto alto da festa ocorreu no domingo de Pentecostes, 20, com alvorada, queima de fogos, cortejo do imperador e da imperatriz, confraternização entre os participantes, distribuição de pães bentos, missa, procissão, sorteio do imperador e da imperatriz para 2019 e descida do mastro do Divino Espírito Santo.

Foto: Elder Amaral

O imperador e a imperatriz 2018, Caio Cintra de Azevedo e Maria Eduarda Azevedo Rodrigues, logo após o sorteio, efetuado na chegada da procissão, receberam, além de fiéis e devotos do Divino Espírito Santo, o imperador e a imperatriz para 2019, Gabriel dos Santos Penha e Julia França de Abreu Rangel, que acompanharam a descida do mastro.

Apesar do Divino Espírito Santo não ser santo, nem padroeiro, e sim uma divindade para agradecer e festejar, os fiéis aproveitaram a ocasião para realizar pedidos e pagar promessas pelas graças alcançadas.

Tereza de Jesus Melo da Silva, que reside em São João da Barra desde quando nasceu, há 89 anos, foi das que compareceram para agradecer um pedido atendido através de orações. “Essa devoção e fé pelo Divino Espírito Santo herdei do meu pai, Cláudio Vieira de Melo, e hoje estou aqui para agradecer pela minha recuperação após ter passado por uma cirurgia na mão, recentemente”, declarou Tereza, feliz pela melhora progressiva do seu estado de saúde.

Fonte: Secom – SJB

Foto: Paulo Pinheiro