DSC00746

Foto: Divulgação

Ainda não se tem uma previsão de quando o fornecimento de água pela Cedae será normalizado em São João da Barra. Em apenas quatro dias do ano, dois já foram contabilizados pela falta d’água em todo município.

Segundo o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Ranieri Nogueira, o problema é com a energia.

– A Cedae está sem energia e não temos condições de trabalhar. Já estamos juntamente com os funcionários da AMPLA para salvar pelo menos o sistema de captação. A voltagem está chegando muito baixa onde o normal é 220. Transformadores já foram trocados, mas só conseguiram chegar a 200 volts e com isso estamos trabalhando para normalizar – disse Raniere.

O Procon de São João da Barra que no primeiro ano de funcionamento, já notificou, já autuou a empresa e atualmente tem em curso ação judicial, e representação/ inquérito civil junto ao Ministério Público, informa que estará adotando as medidas cabíveis face a falha na prestação de serviços causada pela Ampla.

De acordo com a Ampla, uma falha num transformador da Subestação Usina de Campos, pertencente a Furnas, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica nos municípios de São João da Barra, Campos, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira.

O Procon informa ainda que a má prestação de serviços destas empresas se entendem aos municípios vizinhos e a todo estado no Rio de Janeiro não sendo um problema isolado em São João da Barra.

Atualizado às 16h30 – Ranieri Nogueira, superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), entrou em contato com o site informando que o fornecimento de água já foi iniciado há 40 minutos tendo em vista que o transformador que atende a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi substituído pela AMPLA.

Atafona – O poço localizado na entrada de Atafona está parado sem previsão de funcionamento.

Grussaí – Poço central danificado com queima de painel já substituído pela Cedae e já funcionando normalmente. Poço do outro lado da lagoa – já em funcionamento.

Açu– Dois poços e apenas um funcionando ao lado Posto de Saúde do Açu.

Degredo – Queima de painel com substituição de peças e já em funcionamento.

Barcelos – Queima total dos painéis e cabos. Já em funcionamento.

Pipeiras e Palacete – Perda total dos aparelhos. Aguardando troca que será feita na parte da manhã de segunda-feira, 05.

– 324 mil litros por hora d’água foram deixados de serem abastecidos para os moradores. Ficamos 38 horas sem fornecimento de energia. Pedimos compreensão da população, – afirma Raniere.