Bebês recebem tratamento para estimular as funções intelectual, física e a afetividade no Centro Municipal de Atendimento Especializado

O Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) de São João da Barra vem desenvolvendo, por meio do setor de fisioterapia, o tratamento de estimulação precoce com bebês (0 a 18 meses). O objetivo é desenvolver e potencializar, através de exercícios, técnicas, jogos e outros recursos, as funções do cérebro do bebê, aprimorando seu lado intelectual, físico e a afetividade.

Segundo a funcionária do setor CMAE, Teresa Carmelita Freitas, fisioterapeuta especialista em neurologia infantil, os atendimentos recentes baseiam-se em casos de crianças prematuras e de baixo peso.

– Se houver uma observância por parte da família em relação às habilidades funcionais da criança, como dificuldade para firmar a cabeça, rolar, ficar sentada e de pé, a mesma deve ser avaliada por um pediatra que encaminhará ao fisioterapeuta para análise e diagnóstico. Identificado o atraso, inicia-se o processo de estimulação precoce – ressaltou a fisioterapeuta.

A criança em tratamento é acompanhada até o que os especialistas chamam de “marcha independente”, ou seja, até andar sozinha. Em caso de comprometimento neurológico, o tratamento é prolongado.

Diagnosticado com a síndrome de West, o bebê Kauan começou a fazer o tratamento há seis meses. Hoje com 1 ano e 2 meses, ele teve uma melhora significativa, segundo a sua mãe, Jásia Nascimento. “Agradeço o trabalho da fisioterapeuta e a toda equipe do Centro Especializado. É nítida a melhora do meu filho a partir do tratamento de estimulação precoce”, frisou.

Ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Centro Municipal de Atendimento Especializado fica localizado na rua Barão de Barcelos, nº 345, no centro de São João da Barra.

Fonte: Secom – SJB