Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes das escolas municipais José Alves Barreto e Manoel Alves Rangel conquistaram primeiro lugar em desenho e redação
Jovens estudantes da rede municipal de São João da Barra destacaram-se na 8ª edição do concurso de desenhos e redações, que teve como tema “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”, realizado na última sexta-feira, 18, na localidade de Ribeiro do Amaro, em Campos dos Goytacazes.

Participaram da disputa com escolas de outros municípios do Norte Fluminense estudantes do 4º e 5º anos das escolas municipais José Alves Barreto (Mato Escuro), Chrisanto Henrique de Souza (Açu) e Manoel Alves Rangel (Quixaba), todas do 5º distrito de São João da Barra.

A professora Márcia Monteiro, do 4º ano da Escola José Alves Barreto, disse ser gratificante para a instituição ter participado do concurso e ter conquistado pela segunda vez consecutiva o 1° lugar na categoria desenho.

“A nossa aluna Bruna Hellen da Silva Pessanha, do 4º ano, foi a contemplada e está muito feliz com a vitória. A ideia de incentivar as crianças a preservarem o meio ambiente através de desenho e redação foi maravilhosa. Elas puderam usar a criatividade e passar esse ensinamento para as próprias famílias. Só temos a agradecer o imenso apoio e carinho da nossa diretora, Cláudia Oliveira, que não mede esforços para o desenvolvimento de projetos como este dentro de nossa escola”, pontuou.

Com o tema: “A Fada da reciclagem”, a estudante Mariana Rangel Ribeiro, do 5º ano da escola Manoel Alves Rangel, de Quixaba, levou o 1º lugar na categoria redação. O professor Davi Manhães Rodrigues mencionou ser um estímulo saber que a produção própria de um aluno foi reconhecida e premiada, o que faz querer sempre o aprimoramento dos educandos em prol de um futuro brilhante.

Para o diretor adjunto, Willian Freitas, o foco da escola é trabalhar a interpretação e dissertação. “É primordial o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos para ter a habilidade de expor suas ideias e anseios”, frisou.

O projeto integra o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), em parceria com o Porto do Açu e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As coordenadoras pedagógicas Wanessa Villela e Érika Alves estiveram presentes ao evento. Segundo Villela, “ A promoção de ações pedagógicas que estimulam a participação dos alunos em projetos socioambientais é de suma importância para torná-los agentes transformadores das questões que afligem a sociedade”.

Fonte: Secom-SJB